Dom José Palmeira Lessa completa 50 anos de sacerdócio

0
Dom José Palmeira Lessa celebrou 50 anos de Ordenação Sacerdotal  (Foto: arquivo Portal Infonet)

Fieis se reuniram na noite dessa terça-feira, 3, na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, Bairro Siqueira Campos, para celebrar os 50 anos de Ordenação Sacerdotal de Dom José Palmeira Lessa. Conheça a história dele:

Dom Lessa nasceu no dia 18 de janeiro de 1942, na cidade de Coruripe, em Alagoas.  Com sete anos, em 1947, ao lado de sua família, foi morar no Rio de Janeiro. Ainda menino, entrou no seminário e, anos mais tarde, foi ordenado Sacerdote, em 3 de julho de 1968. Destacou-se por seus trabalhos pastorais em defesa dos mais pobres e favelados do Rio de Janeiro.
 
Em junho de 1982, foi eleito Bispo Titular de Sita e Auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro, sendo sagrado em 24 de agosto de 1982 pelo Cardeal Dom Eugênio Sales. Como Bispo Auxiliar, manteve seu trabalho nas favelas do Rio, sendo referência para seu povo.
Assumiu a Diocese de Propriá, em Sergipe, em 30 de outubro de 1987. Em Propriá, Dom Lessa travou luta em defesa dos posseiros que estavam sendo expulsos de suas terras por poderosos da região.
 
Dom Lessa foi eleito Arcebispo Coadjutor de Aracaju em 6 de dezembro de 1995, tomando posse em 25 de março de 1996. Foi elevado a Arcebispo Metropolitano de Aracaju em 26 de agosto de 1998, com a renúncia de Dom Luciano ao chegar à idade limite da titularidade de Arcebispo de Aracaju, setenta e cinco anos.

Com informações da Arquidiocese de Aracaju

Comentários