Edital do Festival de Teatro está com inscrições abertas

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) já está se preparando para a grande celebração das artes cênicas em Sergipe, que acontece de 14 a 28 de março, com o II Festival Sergipano de Teatro (FEST). Neste ano um dos grandes diferenciais do festival será a escolha de 17 grupos para integrar a programação através de edital, o que demonstra a preocupação da Secult em democratizar a participação dos grupos no evento. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 29 de fevereiro.

Cada grupo selecionado receberá prêmio em cachê para se apresentar no evento. Serão escolhidos grupos nas categorias teatro de rua, teatro infantil, teatro de palco e teatro de bonecos. Além dos espetáculos selecionados pelo edital, irão compor a programação do II Festival Sergipano de Teatro, 18 grupos convidados, dentre os quais seis serão dos estados da Bahia, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. Veja os detalhes no edital.

Para a secretária Eloísa Galdino, esta iniciativa só vem fortalecer ainda mais o Festival. “Ano passado, com a primeira edição do evento, nós conseguimos formar um público muito expressivo para o universo das artes cênicas de Sergipe. Para este ano, nós acreditamos que iremos repetir o sucesso de 2011 democratizando ainda mais o acesso do público e, com este edital, também o acesso dos grupos ao evento”, destaca a secretária.

Kadydja Albuquerque, diretora de Integração e Projetos Culturais da Secult, explica que o edital foi pensado em conjunto com os próprios artistas o que resultou num projeto que atende as demandas da classe. “O processo de seleção através do edital é uma demanda do fórum integrado de artes cênicas, após reuniões que realizamos para a construção do projeto”, destaca.

Ela ressalta que o festival é um evento que surgiu, desde o início, da construção coletiva entre poder público e artistas, o que, segundo ela, “garante a representatividade dos grupos na programação”. Além disso, como forma de valorizar os grupos os valor dos cachês serão superiores aos pagos em 2011.

O festival

O II Festival Sergipano de Teatro acontecerá no período de 14 a 28 de março com apresentações de 35 espetáculos, sendo 28 de grupos sergipanos. Assim como ocorreu em 2011, as apresentações acontecerão nos espaços fechados dos teatros Tobias Barreto, Atheneu e Lourival Batista, e abertos como a Praça Fausto Cardoso, o Mirante da 13 de Julho e a Rua da Cultura. Vale a pena lembrar que todas as atividades do II FEST têm entrada franca.

Outro ponto forte da programação será a realização do segundo módulo da oficina de interpretação ‘Espontaneidade e desenho no espaço e o artista produtor’, com a atriz e diretora Deborah Finocchiaro, do Rio Grande do Sul. Também ocorrerá a segunda etapa da residência teatral em Bertolt Brecht, com o especialista Eduardo Montagnari, de São Paulo.

Outra grande novidade do Festival, além do edital, serão os debates teatrais sobre os espetáculos participantes. Os debates são frutos de uma reivindicação dos artistas de teatro a fim de que possam exercitar a autocrítica e estabelecer um fazer teatral com mais profissionalismo e comprometido com a qualidade técnica.

Fonte: Ascom Secult

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais