Encontros de Literatura 2011 a partir do dia 20 no CIC

0

Marcílio Medeiros (Fotos: Divulgação Secult)

Por De 30 de novembro a 2 de dezembro será realizada no Centro de Convenções de Sergipe (CIC) a 1ª edição do Encontros de Literatura. Trata-se de um projeto executado pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o Fórum Permanente de Literatura, Livro e Leitura de Sergipe, que visa discutir temas fundamentais para a área da literatura, livro, leitura e bibliotecas.

A situação atual do mercado livreiro, jornalismo cultural e imprensa alternativa são algumas das temáticas que entrarão da pauta de discussão entre os debatedores. Além disso, serão realizadas duas oficinas de discussão e elaboração do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PELLLB).

Secretária Eloisa Galdino

De acordo com o coordenador geral do Fórum Permanente de Literatura, Livro e Leitura de Sergipe e poeta, Marcílio de Medeiros, o Encontros de Literatura será responsável pelo estabelecimento de diálogo entre agentes envolvidos nas cadeias criativa da literatura, produtiva do livro e mediadora da leitura.

“O encontro é imprescindível para que se avance nas políticas setoriais de literatura, livro e leitura, por criar um espaço público de diálogo e amadurecimento de questões atuais da agenda local e nacional das cadeias criativa, produtiva e mediadora do livro. A retomada do processo de elaboração do PELLLB é necessária para que Sergipe participe de modo mais efetivo das atividades e compromissos assumidos em todas as esferas governamentais”, dialogou Marcilio.

Parceria

O Encontros de Literatura é a primeira ação visível entre a Secult e o Fórum. Desde a sua criação, em junho deste ano, a Secult vem se mostrando parceira das ações executadas pelo Fórum. De acordo com a secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino, tudo que é feito em benefício da literatura e da leitura é de suma importância para o estado.

“O Fórum vem para contribuir para o enriquecimento e engrandecimento da política do livro, da literatura e leitura no nosso estado. Tudo que é feito em prol destas três diretrizes é válido, por isso é de suma importância que haja a participação maciça entre, editores, escritores, gestores culturais, bibliotecários, professores, alunos; só assim o debate será enriquecido”, ressaltou Eloísa.

Público-alvo

O evento será voltado para todos os agentes envolvidos nas cadeias criativa da literatura, produtiva do livro e mediadora da leitura, tais como escritores, editores, mediadores de leitura, gestores culturais, bibliotecários, cordelistas, livreiros, professores e alunos. Além disso, segundo Marcilio, estão sendo firmadas parcerias com todas as instituições de ensino superior que têm cursos de Letras, Pedagogia e Comunicação Social.

A entrada é gratuita e não haverá a necessidade de inscrição prévia, mas o acesso respeitará a capacidade do local de realização.

Confira a programação completa:

Dia 30/11

19h
Abertura oficial com autoridades e Xico Sá, convidado.
Lançamento de livros contemplados pelo edital de Criação Literária (Segrase / Secult/Banese)

Dia 01/12

9h às 12 h
Seminário: Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura de Sergipe
Convidados:
Roberto Azoubel (MinC RR/NE)
Mileide Flores (Representante do Nordeste no Colegiado do Livro, Leitura e Literatura no CNPC)
Secretaria de Estado da Cultura
Fórum Permanente de Literatura, Livro e Leitura de Sergipe

15 h
Imprensa alternativa, blogagem e outros exercícios de resistência cultural
Convidados:
Amaral Cavalcante (SE) – editor do jornal Folha da Praia
Ilma Fontes (SE) – editora do jornal O Capital
Rian Santos (SE) – jornal do Dia e blog Spleen & Charutos

16h30
Bibliotecas e museus como palcos abertos para a literatura em ação
Convidados:
Thiago Fragata (Secult SE)
Terezinha Oliva (IPHAN/SE)
Diretora da Biblioteca do Sesc

18h30
Bate papo com Maria Alice Amorim (PE) – Literatura de Cordel e Arte Digital
Convidados: Antônio Carlos Viana ou Ézio Déda

Dia 02/12

9h às 12 h
Seminário: Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura de Sergipe
Convidados:
Roberto Azoubel (MinC RR/NE)
Mileide Flores (Representante do Nordeste no Colegiado do Livro, Leitura e Literatura no CNPC)
Secretaria de Estado da Cultura
Fórum Permanente de Literatura, Livro e Leitura de Sergipe

15h
Jornalismo cultural no contexto brasileiro
Convidado:
Raquel Cozer (SP), editora do caderno Ilustríssima da Folha de São Paulo
Suyene Correia (SE) – Jornal da Cidade e blog Bangalô Cult

16h30
Mercado editorial em Sergipe – perspectivas
Convidados:
Jorge Nascimento (SE) – Segrase
representante da editora UFS

18h30
Barracoteca: a experiência do 'livreiro do Alemão”
Convidado:
Otávio Júnior, autor do livro O Livreiro do Alemão e criador da Barracoteca Hans Christian Andersen, no Complexo do Alemão, formado por treze favelas do Rio de Janeiro.
Mediador convidado: Jozailto Lima – Cinform
Convidado especial: Escritor e jornalista Xico Sá (SP) – colunista da Folha de S. Paulo, faz parte da bancada do programa Cartão Verde da TV Cultura.

18h30
Lançamentos de livros
Leitura de poemas

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais