Monumento à Sergipanidade será inaugurado em Lagarto nesta quarta

A ação é uma realização da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), com o apoio da parceria com a prefeitura de Lagarto. (Foto: Divulgação)

A escultura artística “Monumento à Sergipanidade”, do artista Ruy Andrade, será oficialmente inaugurada na manhã desta quarta-feira, 22, às 9h, no município de Lagarto, e instalada na Rótula do Mercado Municipal José Correia Sobrinho. A ação é uma realização da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), com o apoio da parceria com a prefeitura de Lagarto.

A escultura “Monumento a Sergipanidade”, obra viabilizada com recursos da Lei Aldir Blanc (LAB), foi criada para comemorar os 200 anos de cidadania sergipana, idealizada em estilo abstrato, com dobradura assimétrica invertida, constituída por linhas retas e curvas, na cor vermelha.

Ruy Andrade, nascido na Bahia – e adotado por Sergipe, como o artista afirma – é bacharel em artes plásticas pela escola de belas artes da UFBA. Suas obras são, em sua maioria, grandes esculturas abstratas, todas em aço carbono. São mais de 50 peças já instaladas em praças, avenidas e edifícios em Aracaju e algumas cidades do interior.

A cerimônia de inauguração será aberta ao público local, seguindo todos os protocolos sanitários estabelecidos pela OMS.

Lei Aldir Blanc

A Lei Aldir Blanc é uma realidade através de recursos da Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal, destinada ao Governo do Estado de Sergipe.

Fonte: Ascom/Funcap

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais