Especialista fala sobre a importância de praticar a compaixão

Daniela Vasconcelos vai ministrar workshop sobre compaixão (Foto: Portal Infonet)

Você sabia que praticar a compaixão, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro, pode trazer melhorias em vida pessoal e profissional? O Portal Infonet conversou com a especialista, Daniela Vasconcelos, que explicou o conceito de compaixão e como esta virtude pode nos ajudar a viver melhor.

Workshop acontece nesse fim de semana (Foto: divulgação)

De acordo com a especialista, quem pratica compaixão entende a situação das outras pessoas e, de alguma maneira, auxilia no resgate de suas virtudes para que superem as dificuldades. “É um entendimento do que o outro está passando. É sentir que a pessoa está passando por uma fase difícil, ter um sentimento amoroso por ela e ajudá-la a resgatar as suas virtudes de auto estima para enfrentar aquela situação, explica.

Daniela dá exemplos práticos de situações do cotidiano nas quais a compaixão pode ser aplicada. “Recentemente, bateram no meu carro. Antes, eu ficava com raiva. Mas eu fiz diferente. Acalmei a pessoa, conversei e citei que aquilo poderia ter acontecido comigo também. Claro que não falei que ela poderia ir para casa e deixar os prejuízos por minha conta. Mas eu me coloquei no lugar da pessoa, estabeleci um relacionamento de harmonia, resolvi as coisas e exigir os meus direitos sem precisar ter raiva”, exemplifica.

A especialista explica que ter compaixão é diferente de sentir pena. “Ter pena é você tomar a tristeza para si. É quando a pessoa está em uma situação difícil e você carrega metade da tristeza para você. Já a compaixão é quando você aumenta a autoconfiança da pessoa e mostra que ela tem a capacidade de sair daquele problema”, detalha.

Praticar a compaixão, na visão da especialista, faz com que as pessoas vivam de maneira melhor, tanto na área pessoal como profissional. “Se você trabalha compaixão, você ver o mundo como uma família e os outros como irmãos. A partir daí, não vão mais existir relacionamentos desarmoniosos e a violência”, opina.

A compaixão é tema de um workshop da Campanha Escolha a Calma, da ONG Brahma Kumaris em Aracaju, que acontece neste fim de semana. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas por meio do telefone (79) 98807 8401. A campanha realiza palestras mensalmente com temas como amor, tolerância, confiança, perdão, respeito, humildade, entre outros.

por Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais