Exposição fotográfica apresenta as manifestações culturais de Sergipe

Desde o início do mês de agosto a exposição “Sergipe, Cultura e Arte” está em cartaz no Centro Cultural de Aracaju. Através de uma seleção de fotos, registradas pelo fotógrafo Adilson Andrade, as pessoas podem conferir ‘de perto’ as principais manifestações culturais do estado, tais como Reisado, São Gonçalo, Lambe Sujo e Caboclinhos, Cavalhada, Cacumbi, Barco de Fogo e Taeira. A exposição ‘passeia’ por essas formas de manifestações culturais que tiveram a cobertura fotográfica do Adilson Andrade para mostrar a importância desses elementos como meio de reafirmar a identidade cultural do estado.

Heyse Oliveira explica o conceito da exposição (Foto: Portal Infonet)

Segundo a curadora da exposição, Heyse Oliveira, as fotos têm como objetivo chamar a atenção para os detalhes que estão presentes em cada apresentação desses grupos culturais.

Ela explica que buscou também manifestações de outros municípios para dar um protagonismo que geralmente não se vê. “A proposta da Mostra foi identificar algumas manifestações realizadas no sudeste do estado e, portanto, pouco conhecidas. Nós conseguimos trazer registros da Cavalhada e do São Gonçalo, por exemplo, que não são tão divulgados quanto à manifestação [Lambe Sujo e Caboclinhos] de Laranjeiras”, destaca.

Ainda segundo a curadora, todas as fotos expostas buscam promover uma interação através de um registro minimalista, focando em expressão faciais ou pontos de destaque da manifestação. “As fotos sempre têm destaque para algum elemento. Embora nós já tenhamos feito exposições anteriores sobre esse tema, essa é focada nos detalhes, no olhar minucioso do fotógrafo Adilson Andrade”, afirma.

Horários

A exposição ficará em cartaz até o dia 31 deste mês, na sede do Centro Cultural de Aracaju, de terça-feira a sexta-feira, das 09h às 17h; e aos sábados, das 08h30 às 15h. A entrada é gratuita.

Matéria alterada às 15h20 do dia 09/08 para acréscimo de informações. 

por João Paulo Schneider e Aisla Vasconcelos

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais