Exposição francesa ‘Experimentar Matemática’ chega a Aracaju no dia 16

Uma exposição que conta a história da matemática, desde 2000 a.C. até os dias atuais, está sendo montada na Galeria de Artes J. Inácio pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), instituição vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec). Denominada ‘Experimentar Matemática’, a mostra leva visitantes de todas as idades a verem a aplicação de conceitos científicos da matemática, de uma forma lúdica, divertida e interativa.

A exposição é gratuita e estará aberta ao público de 16 de junho a 2 de julho, nos seguintes horários: de segunda a sexta, das 8h às 19h, e aos sábados das 8h às 12h. Nos dias úteis, a mostra receberá apenas as escolas que realizarem um agendamento prévio. Aos sábados, será aberta ao público. A mostra estará fechada, excepcionalmente, na tarde do dia 23 e nos dias 24 e 29, devido aos festejos juninos.

Os agendamentos prévios podem ser feitos através do e-mail comunicacao@fapitec.se.gov.br ou pelo telefone (79) 3259-0363, de segunda a sexta, das 8h às 13h. A galeria J. Inácio é um espaço da Biblioteca Pública Epifânio Dória, localizada no prolongamento da rua Vila Cristina, s/n, bairro 13 de Julho, em Aracaju.

Exposição Comemorativa

Iniciativa da Unesco e do Centro de Ciências de Orleans (França), a mostra é baseada em uma linha de trabalho do francês Michel Darche, que recebeu o prêmio d’Alembert da Sociedade Francesa de Matemática para divulgação dessa ciência, em 1986. A exposição vem percorrendo o mundo desde 2004 e já visitou mais de 60 cidades localizadas nas mais diversas regiões. Em 2009 ela chega ao Brasil como parte da agenda comemorativa organizada pela Embaixada da França para o ‘Ano da França no Brasil’.

Além de história, o acervo da exposição inclui a abordagem estética (harmonia e simetria) da matemática e suas aplicações. ‘Experimentar Matemática’ conta com nove mesas temáticas, cada uma com três experimentos associados. Os visitantes poderão conferir abordagens de bolhas minimais (superfícies minimais com formas de arame e água de sabão), poliedros, matemática da fita de papel, perspectiva e estereoscopia, segredos das cônicas, massa, Sol e planetas, entre outros temas.

Fonte: ASN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais