Festa de Lambe-sujos e Caboclinhos acontece domingo

Festa inicia 4h com alvorada e encerra por volta das 18h (Foto: Evaldo Moura)

Uma das festas mais tradicionais do município de Laranjeiras acontece no próximo domingo, 09, com o apoio da Prefeitura de Laranjeiras, através da Secretaria Municipal de Cultura. Trata-se da festa de Lambe-sujos e Caboclinhos. Milhares de pessoas do ato que é tradição no município e conhecido como uma das maiores manifestações culturais do país, iniciando às 4h da madrugada com a alvorada e encerra por volta das 18h com o combate entre os grupos.

Na última semana, os grupos receberam todo o material cedido pela prefeitura para a realização do evento. “Nós disponibilizamos todo o material solicitado pelos líderes dos grupos dos Lambe-sujos e Caboclinhos, entre os materiais nós entregamos instrumentos musicais, tecidos, tinta xadrez e demais adereços para a confecção das indumentárias”, destacou o secretário municipal de Cultura, Evanilson Calazans.

O secretário também informa que haverá policiamento no evento para fazer toda a segurança dos laranjeirenses. “O prefeito Juca de Bala solicitou junto à Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) policiamento para a festa que acontece neste domingo no município. A solicitação foi atendida e a SSP garantiu total segurança dos munícipes em mais uma edição dos Lambe-sujos e Caboclinhos”, concluiu.

Sobre a Festa

São dois grupos folclóricos unidos num folguedo que se baseia no episódio da destruição dos quilombos. O grupo dos Lambe-Sujos é formado por meninos e homens totalmente pintados de preto, usando uma mistura de tinta preta e melaço de cana-de-açúcar para ficar com a pele brilhosa. Eles usam short e um gorro de flanela vermelha. Nas mãos, uma foice, símbolo de luta pela liberdade. Fazem parte do grupo o Rei, o Príncipe, Pai Juá e a Mãe Suzana, representando uma escrava negra.

Junto com os Lambe-Sujos se apresentam os Caboclinhos, que pintam o corpo de vermelho e usam indumentária indígena: enfeites de penas, cocar e flecha nas mãos. A brincadeira consiste na captura da rainha dos Caboclinhos pelos Lambe-Sujos, que fica aprisionada. À tarde, há a tradicional “batalha” pela libertação da rainha, da qual os Caboclinhos saem vitoriosos.

O grupo musical que acompanha o folguedo é composto por ganzás, pandeiros, cuícas, tambores e reco-recos. Hoje, a "Festa de Lambe-Sujo", como é conhecida, tornou-se uma das mais importantes da cidade de Laranjeiras, acontecendo sempre no segundo domingo de outubro.

Programação

O início da festa será por volta das 4h30 com a alvorada de fogos de artifício e o primeiro encontro do grupo dos negros na casa do rei. No sábado eles saem à feira para arrecadar os mantimentos para a realização da feijoada que será servida ao meio-dia do domingo.
Confira a programação da representação cultural:
4h30 – Alvorada dos lambe-sujos em seguida cortejo pelas ruas da cidade (saída da Barraca no Largo do Quaresma);
9h – Cortejos dos lambe-sujos e caboclinhos pelas ruas em direção a Igreja Matriz, onde ocorrerá a bênção dos grupos.
17h – Combate entre os lambe-sujos x caboclinhos no Largo do Quaresma.

Fonte: Prefeitura Municipal de Laranjeiras

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais