Festival de Artes de Tobias Barreto começa tem programação diversificada

Festival ocorre até o dia 24/10, com programação diversificada (Foto: Arquivo Infonet)
Durante uma semana, acontecerá no município de Tobias Barreto o Festival de Artes Tobias Barreto, o TobiArte. Com o objetivo de promover arte e cultura no circuito dos pólos sergipanos difusores da cultura, entre os dias 17 e 24 de outubro de 2010, o festival promoverá uma grande integração entre artista e público, através de uma intensa programação, que envolve uma série de atividades, como Mostra Audiovisual, Mostra de Artes visuais, Artes Cênicas e Literárias, além de oficinas, shows, e muito mais.

Passarão pela cidade mais de 20 apresentações artísticas, com acesso gratuito, articulando e difundindo os trabalhos produzidos pelos artistas do estado, bem como o intercâmbio cultural e a formação de público para produção da cadeia cultural sergipana. De acordo com a secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino, a iniciativa de difundir o produto cultural do estado fora da capital é de grande valia e merece destaque, pois proporciona que todos os territórios sergipanos conheçam e apreciem nossa cultura.

“A ideia do Festival é grandiosa, pois aproxima o público dos municípios sergipanos ao produto cultural que nossos artistas produzem e que merece destaque e difusão. Esse festival é um trabalho que serve de inspiração para outros municípios, pois é de extrema importância que outras cidades busquem a inspiração e o incentivo necessários para divulgar a nossa rica e diversa cultura”, declarou.

Na programação do evento constam mostra de vídeos, artes visuais, apresentações teatrais, e oficinas que visam incentivar os artistas locais a investirem em suas produções. O diretor do Centro de Criatividade e um dos oficineiros do evento, Issac Galvão, afirmou que essa iniciativa é de fundamental importância, pois amplia a participação do público de outras cidades sergipanas.

Um dos destaques do evento são as diversas peças de teatros que estão presentes na programação do evento desde a sua abertura. Segundo o integrante da Cia. Cobras e Lagartos, Ivilmar Gonçalves, trazer espetáculos para um público diferenciado é sempre um grande desafio e uma ótima oportunidade para divulgar o trabalho. “Essa iniciativa é muito importante, pois descentraliza os eventos desse cunho da capital, dando oportunidade de mostrar diversos trabalhos e atividades a outros públicos. A participação de vários grupos sergipanos dá autenticidade e viabiliza o acesso do público ao produto do estado. Isso é tão importante para os artistas, como para o público que têm a oportunidade de conhecer o que nós produzimos”, ressaltou.

Para Robert Clark, integrante do Cia. O mínimo de teatro, a característica principal de um festival é a de integrar as diversas áreas da arte e cultura, e difundi-las para o público. “Os festivais acontecem em vários municípios dos estados, e é uma iniciativa que dá certo, e eu tenho certeza que em Sergipe não será diferente se os municípios sergipanos investirem em iniciativas como essa da cidade de Tobias Barreto. Além disso, pela nossa experiência percorrendo as cidades do interior de Sergipe, percebemos que há uma receptividade imensa do público, por isso é muito importante investir nisso e incentivar que haja mais festivais como esse”, destacou.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais