Festival de Cinema Infantil começa dia 22

Festival vai distribuir 10 mil ingressos para alunos da rede pública
Aracaju é uma das nove cidades que sedia o Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI). O festival, realizado pela oitava vez em Aracaju, acontece de 22 a 31 de outubro no Cinemark Jardins. Serão distribuídos quase 10 mil ingressos para alunos da rede pública de ensino. O evento é realizado pela Copacabana Filmes e Produções e tem a produção local da Casa Curta-SE.

“Desde o primeiro ano, a Casa Curta-SE realiza a produção deste festival. Acreditamos que é um dos mais belos eventos voltados para criança porque é uma forma de promover o acesso de crianças carentes ao audiovisual. No ano passado, atingimos mais de 7 mil crianças. Este ano, a expectativa é que cheguemos a 8 mil. Já fechamos parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com a Fundação Augusto Franco, TV Sergipe e o Portal Infonet”, destacou a produtora executiva da Cassa Curta-SE, Deyse Rocha.

Haverá a exibição de animações brasileiras, como “A Turma da Mônica”

De 22 a 24 e 29 a 31, o FICI é aberto ao público com ingressos vendidos ao preço único de R$ 5. No primeiro dia do evento, às 10h30, acontece “O Pequeno Jornalista” sob o comando da jornalista Priscila Andrade. A partir dos conceitos de pauta, notícia e crítica, ela vai discutir com as crianças o filme IEP. À tarde, às 14h e às 16h é a vez de ‘O Pequeno Cientista’ com Augusto Almeida, coordenador da Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA).

Já de 25 a 28, acontece ‘A Tela na Sala de Aula’, que em Sergipe beneficia cerca de 8 mil crianças de escolas públicas e instituições beneficentes. O intuito é oferecer filmes que sirvam ao professor como ferramenta de apoio à educação. Cada filme exibido possui um caderno pedagógico, com sugestões de atividades, criado a partir dos parâmetros curriculares do Ministério da Educação. As  atividades dos cadernos devem ser utilizadas para a reflexão sobre os filmes e fixação dos conteúdos pedagógicos.

Além dessas atividades, nos dias 23 e 24 ainda acontece a oficina de animação. A oficina, que será realizada no saguão do Cinemark, é gratuita.  No dia 30,  é a vez de as crianças assistirem à dublagem ao vivo – momento em que dois dublares fazem as vozes do filme. As escolas e instituições beneficentes podem se inscrever para participar do FICI até o dia 15 de outubro. As inscrições acontecem na Casa Curta-SE. Os ingressos são gratuitos, já o transporte das crianças fica sob responsabilidade da instituição.

Festival

Em 2010, o Festival Internacional de Cinema Infantil leva mais de 90 filmes para as salas de cinema da Rede Cinemark em 9 cidades brasileiras, reunindo inéditos e clássicos, curtas-metragens brasileiros e internacionais, séries de TV e mostras especiais além de oficinas de cinema de animação e debates. A estreia aconteceu no Rio de Janeiro e Niterói, passou por Brasília, São Paulo, Campinas, Belo Horizonte e Recife. O FICI será encerrado em Aracaju e Salvador de 22 a 31 de outubro.

A Tela na Sala de Aula é uma programação especial para escolas e projetos sociais, que acompanha as atividades do Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) e já beneficiou 500 mil crianças desde sua primeira edição em 2003. São exibidos filmes de diversas nacionalidades, aproximando, assim, as crianças de várias produções e vertentes cinematográficas.

Fonte: Ascom/Curta-SE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais