FICI chega a Aracaju nesta sexta-feira, 22

0

FICI terá ingressos a preço único de R$ 5
O Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) chega a Aracaju na próxima sexta-feira, 22. Até o dia 31 de outubro, os pequenos espectadores sergipanos poderão assistir a longas e curtas-metragens de vários países no Cinemark Jardins a preço único de R$ 5. O evento é realizado pela Copacabana Filmes e Produções e tem a produção local da Casa Curta-SE.

Para esta edição, o FICI está trazendo duas novidades. A primeira é “O Pequeno Jornalista” que acontecerá na próxima sexta-feira, 22, às 10h30. As crianças assistirão ao filme que ganhou o prêmio de melhor filme no Festival de Cinema Infantil de Montréal,  “Iep!”. Em seguida, debaterão a obra com a repórter da TV Atalaia, Priscila Andrade. Este filme foi dublado especialmente para o FICI.

“A Menina e a Raposa” é uma das animações a ser exibida
Outra novidade é “O Pequeno Cientista” que acontece também no dia 22 em duas sessões: às 14h e às 16h. O filme escolhido foi o húngaro “Perdidos na Galáxia”. Após cada sessão, Augusto Almeida, coordenador da Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA), irá conversar com as crianças sobre ciência e tecnologia a partir das perspectivas do longa-metragem.

Neste sábado e domingo, o FICI ainda terá oficina de animação das 10h às 17h no hall da Cinemark Jardins. Para participar, basta se inscrever na hora. A oficina é gratuita.

Mais atividades

De 25 a 28, acontece ‘A Tela na Sala de Aula’, que em Sergipe beneficia cerca de 8 mil crianças de escolas públicas e instituições beneficentes. O intuito é oferecer filmes que sirvam ao professor como ferramenta de apoio à educação. Cada filme exibido possui um caderno pedagógico, com sugestões de atividades, criado a partir dos parâmetros curriculares do Ministério da Educação. As  atividades dos cadernos devem ser utilizadas para a reflexão sobre os filmes e fixação dos conteúdos pedagógicos.

A “Dublagem ao Vivo” será no dia 30 de outubro às 15h30 e 17h30. “Amigos para sempre” e “Plumíferos” serão dublados por Wendel Bezerra e Angélica Santos. Wendel fez as vozes de Goku de  Dragon Ball Z e Bob Esponja. Já Angélica dublou Cebolinha e a atriz  Evangeline Lilly, no seriado Lost.

Festival

Em 2010, o Festival Internacional de Cinema Infantil leva mais de 90 filmes para as salas de cinema da Rede Cinemark em 9 cidades brasileiras, reunindo inéditos e clássicos, curtas-metragens brasileiros e internacionais, séries de TV e mostras especiais além de oficinas de cinema de animação e debates. A estreia aconteceu no Rio de Janeiro e Niterói, passou por Brasília, São Paulo, Campinas, Belo Horizonte e Recife. O FICI será encerrado em Aracaju e Salvador de 22 a 31 de outubro.

Fonte: Ascom/Curta-SE

Comentários