FICI levou 8 mil crianças ao cinema para ver animações

0

Sessenta e nove escolas públicas foram contempladas com a iniciativa (Fotos: Sinapic)
Cerca de 8 mil crianças de 69 de escolas públicas e instituições beneficentes participaram dos quatro dias do projeto “A Tela na Sala de Aula”, encerrado nesta quinta, 28. O projeto faz parte do Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), que acontece no Cinemark Jardins até o próximo domingo, 31. O evento é realizado pela Copacabana Filmes e Produções e tem a produção local da Casa Curta-SE. 

Cada filme exibido em “A Tela na Sala de Aula” possui um caderno pedagógico, com sugestões de atividades, criado a partir dos parâmetros curriculares do Ministério da Educação. As  atividades dos cadernos devem ser utilizadas para a reflexão sobre os filmes e fixação dos conteúdos pedagógicos. “Este é um dos momentos mais bonitos do festival. Recebemos muitas crianças que nunca estiveram em uma sala de cinema e se emocionam ao entrar”, frisou Deyse Rocha, produtora da Casa Curta-SE. 

A partir desta sexta-feira, 29, FICI volta a ser aberto ao público
Os filmes que integraram o projeto foram “O Pequeno Narigudo” “Rolli – na terra dos Effos”, “African Bambi”, “O segredo de Kells” e “Jogada Decidida”. “São filmes que fogem das temáticas de violência e guerra que muitas vezes as crianças estão acostumadas a ver na televisão. Aqui passam filmes educativos que vamos discutir em sala de aula”,reforçou professora de Língua Portuguesa do Colégio Estadual Governador João Alves Filho, Roseane Santana, que há três anos participa do FICI. 

O aluno da Escola Municipal Thetis Nunes Marcos Antonio da Silva, de 14 anos, entrou pela primeira vez em uma cinema. “Não fazia idéia de como era. Achei tudo muito lindo. Antes eu só via filme na televisão. Eu quero voltar um monte de vezes aqui”, comentou. 

Programação 

A partir desta sexta-feira, o Festival de Cinema Infantil volta a ser aberto ao público a preço de R$5. No sábado, acontece A “Dublagem ao Vivo” às 15h30 e 17h30. “Amigos para sempre” e “Plumíferos” serão dublados por Wendel Bezerra e Angélica Santos. Wendel fez as vozes de Goku de  Dragon Ball Z e Bob Esponja. Já Angélica dublou Cebolinha e a atriz  Evangeline Lilly, no seriado Lost. No domingo, às 17h30, tem a pré-estréia Brasil do filme “Antes que o mundo acabe”.

Fonte: Ascom/Curta-SE

Comentários