Fieis celebram encerramento da Trezena de Santo Antônio

A Colina do Santo Antônio amanheceu repleta de fieis, nesta quarta-feira, 13 (Fotos: Portal Infonet)

Nira Dória distribui os pães há 20 anos

Frei instrui fieis a seguir exemplo de Santo Antônio

Encerramento da Trezena ocorre nesta quarta-feira, 13

Para celebrar o encerramento da Trezena de Santo Antônio, a Colina de mesmo nome amanheceu repleta de fieis, nesta quarta-feira, 13. No local, cerca de 20 mil pães aguardavam para serem distribuídos.

“É o pão do pobre, o pão da fartura”, disse Nira Dória, 72, devota do santo e voluntária na organização da celebração há 20 anos. “Para que nossa casa nunca falte alimento, coloca-se o pão na farinha e guarda-se o ano todo”, explica. De acordo com Nira, donos de padarias costumam doar os pãezinhos para serem benzidos pelos padres e distribuídos aos quase 10 mil fieis que passam durante todo o dia para receber duas unidades do alimento simbólico.

O voluntariado é aclamado pelo Frei Francisco de Sousa, pároco da igreja. Segundo ele, o ato missionário representa o exemplo de São Francisco. “Que o exemplo de vida de Santo Antônio, comprometido com a justiça social, com a fraternidade e com a paz seja o lema de cada um de nós”, instrui o pároco.

A Trezena começou no dia 1º de junho com uma carreata que seguiu da Igreja do Espírito Santo à Igreja Matriz na colina Santo Antônio. Confira, abaixo, as atividades desta quarta:

5h – Alvorada
6h – Celebração Eucarística e Benção dos pães de Santo Antônio
Presidente: Frei Francisco Gonçalves de Sousa (Pároco da paróquia de Santo Antônio)
9h – Celebração Eucarística com as crianças
Presidente: Frei José Firmino Neto (Vigário da paróquia de Santo Antônio)
12h – Celebração Eucarística
Presidente: Pe. José Genivaldo Garcia (Pároco da Paroquia Bom Jesus dos Navegantes )
15h – Celebração Eucarística
Presidente: Frei Antônio Carlos de Góis Cajueiro (Vigário da paróquia de Santo Antônio)
18h30min – Celebração Eucarística, seguida de procissão pelas ruas: Cláudio Batista, Avenida Álvaro Maciel, Avenida Visconde de Maracaju, Avenida Simão Sobral e Avenida João Ribeiro.

por Jéssica França

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais