Filme “Tia Virgínia” terá sessão com a presença do diretor em Aracaju

Filme “Tia Virgínia” terá sessão com a presença do diretor em Aracaju (Fonte: assessoria de comunicação)

O filme “Tia Virgínia”, estrelado por Vera Holtz, Arlete Salles e Louise Cardoso, com direção e roteiro de Fabio Meira, terá uma exibição especial nesta terça-feira, 21, no Cine Vitória, em Aracaju, às 19h30. O diretor Fabio Meira estará presente durante a sessão. O longa foi lançado em todo o país no dia 9 de novembro.

Sinopse

Vera Holtz dá vida à personagem título, Virgínia, que nunca se casou ou teve filhos, e foi convencida pelas irmãs, Vanda (Arlete Salles) e Valquíria (Louise Cardoso), a deixar a vida que tinha para cuidar dos pais. “O filme fala da ruptura, da mudança do paradigma constrangedor de uma sociedade que não sabe lidar com o velho. Esta ruptura a leva a sair deste lugar melancólico e percorrer um novo caminho e se reinventar. O filme traz um acúmulo de histórias, de vivências dentro do núcleo familiar. A minha personagem está bem estressada, chateada e arrependida de ter deixado de lado a vida que ela acha que poderia ter vivido.

Com a chegada das irmãs, ela dá uma descompensada”, comenta Vera. O filme se passa em um único dia, quando Virgínia se prepara para receber as irmãs, que viajam para celebrar o Natal após a morte do patriarca. A direção e o roteiro são do premiado Fabio Meira (“As Duas Irenes”), com produção da Roseira Filmes e da Kinossaurus (produtora de Ruy Guerra e de Janaina Diniz) e distribuição da Elo Studios. No elenco também estão Antonio Pitanga, Vera Valdez, Amanda Lyra, Daniela Fontan e Iuri Saraiva.

“‘Tia Virgínia’ descortina o lugar delicado e invisibilizado de tantas mulheres que tiveram suas vidas alteradas por uma ‘sentença’, de não terem se casado ou sido mães”, declara Fabio Meira. “Costumo dizer que ‘As duas Irenes’ nasceu de histórias que escutei da minha família, já ‘Tia Virgínia’ surge de histórias que vi de muito perto, sobre a relação da minha tia solteira, que cuidou dos meus avós no fim da vida, com minha mãe e as outras irmãs. É um filme sobre irmãs na maturidade, sobre afetos e rancores que não se transformam com o tempo. Precisamos falar sobre família e sobre essa geração de mulheres que atravessou diferentes faces da sociedade e têm se reinventado constantemente. As personagens foram construídas a partir das minhas próprias tias, mas também de inspirações de personagens clássicas do teatro e do cinema”, complementa o diretor.

Fabio Meira

Diretor, roteirista e produtor, Fabio Meira estudou na Escola Internacional de Cinema de Cuba. Foi assistente de Ruy Guerra em 2004, em “Veneno da Madrugada”. Seu filme de estreia "As Duas Irenes" teve a première mundial no Festival de Berlim, circulou e foi premiado em diversos festivais importantes do mundo. O projeto “Tia Virgínia” recebeu o apoio para Desenvolvimento do prestigiado Programa Ibermedia.

Premiação no Festival de Gramado e no LABRFF

No 51º Festival de Gramado deste ano, onde concorreu na mostra competitiva de longas- metragens brasileiros, "Tia Virgínia" levou os prêmios de melhor filme pelo júri da crítica, melhor atriz para Vera Holtz, melhor roteiro para Fabio Meira, menção honrosa do júri para a atriz Vera Valdez, melhor direção de arte para Ana Mara Abreu e melhor desenho de som para Ruben Valdés. O longa também ganhou três prêmios no festival LABRFF 2023, considerado o mais importante festival de cinema brasileiro nos Estados Unidos: melhor atriz para Vera Holtz, melhor atriz coadjuvante para Louise Cardoso e melhor direção de arte para Ana Mara Abreu.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais