Fórum do Forró homenageia Jacinto Silva

Jacinto Silva foi um intérprete peculiar da música nordestina (Foto: divulgação)

O XV Fórum do Forró começou nesta quinta-feira, 21,  no Centro Cultural com o tema ‘ O Coco na Tradição do Forró’ em homenagem ao músico alagoano Jacinto Silva. O evento é parte da programação dos festejos juninos da Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju).  

Jacinto Silva foi um intérprete peculiar da música nordestina, interpretava como ninguém suas canções, inclusive o coco sincopado, gênero do qual era senhor absoluto. Além de cantar, Jacinto também compunha suas músicas ao lado de compositores famosos como Onildo Almeida, Juarez Ferraz, Sebastião França, Luiz Queiroga, Florival Ferreira, João Silva, Zé do Rojão, Geraldo Lopes e Zé do Brejo. As suas músicas marcavam presença quase constante na Série Pau de Sebo, da extinta CBS.

Nesta edição, um dos palestrantes convidados é Silvério Pessoa, que é músico, compositor, instrumentista e pesquisador da cultura nordestina e profundo conhecedor da obra de Jacinto Silva. O pernambucano também já homenageou Jacinto com a gravação do CD Bate o Mancá (O povo dos Canaviais), onde regrava 12 faixas do artista.

No primeiro dia de Fórum, houve a palestra ‘A quebra do Coco, no sincopado de Jacinto Silva’ com o professor Luciano José, biógrafo do homenageado e shows de Silvério Pessoa.

O evento prossegue nesta quinta-feira, 21, com a palestra ‘Jacinto Silva, o Forró como cultura popular: da nostalgia a contemporaneidade’, cujo ministrante é Silvério Pessoa.

Com informações da PMA 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais