Funcaju oferece oficina especial sobre Teoria Musical

O evento é gratuito e o público-alvo são artistas que trabalham com música ou interessados em aprender sobre harmônicas. (Foto: Funcaju)

A Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), que faz parte da Prefeitura de Aracaju, oferece a oficina especial “Noções de Liberdade Musical a Partir do Menor Instrumento Cromático do Mundo”, na próxima quarta-feira, 17, no Centro Cultural de Aracaju. O workshop faz parte do projeto de expansão da Escola de Artes, com novos cursos durante o segundo semestre de 2022. O evento é gratuito e o público-alvo são artistas que trabalham com música ou interessados em aprender sobre harmônicas.

A oficina, que ocorre no período da tarde, das 15h às 17h, traz como sub-tema a “Improvisação e Prática de Conjunto Para Todos os Instrumentos”, e é ministrada pelo músico e harmonicista Otávio Castro, especialista em instrumentos da família das harmônicas, como a gaita. O workshop conta com 50 vagas e é possível se inscrever pelo link: https://www.sympla.com.br/oficina-nocoes-de-liberdade-musical-a-partir-do-menor-instrumento-cromatico-do-mundo__1675745.

O presidente da Funcaju, Luciano Correia, comenta que a oficina é mais uma atividade de extensão da Escola de Artes, que está incorporando novos conteúdos, seja através de cursos efetivos ou oficinas, e que representa também uma expansão da própria grade ofertada. “A presença desse artista é de muita importância para a formação dos alunos e só vem enriquecer a Valdice Teles, que cada vez mais demonstra relevância e reconhecimento por parte das pessoas interessadas em cursos da área artística, mas também da população de maneira geral”, destaca.

O palestrante Otávio Castro, que desde os oito anos se aventura pelo universo musical, descobriu a gaita aos 14 anos, se apaixonando pelo instrumento. A gaita permitiu sua formação nos contextos musicais, seguindo assim um caminho autoral, com cinco álbuns lançados, além de mais de 250 vídeos em seu canal no YouTube, com conteúdos didáticos e performances.

O músico afirma que a oficina especial traz a base da Teoria Musical, pelo papel das harmônicas. “Costumo falar sobre a importância dos conhecimentos de harmonia para um aprimoramento no uso dinâmico das escalas considerando a harmonia funcional. Temos também toda a discussão do cromatismo na harmônica diatônica, que interessa não apenas a comunidade das gaitas, mas também a todos pelos aspectos pitorescos do menor instrumento cromático do mundo”, explica.

Fonte: Ascom/PMA

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais