Galeria Álvaro Santos completa 44 anos

0

Serão expostas 30 telas dos irmãos Álvaro e Lourival Santos (Foto: Arquivo Infonet)
No próximo dia 26, a Galeria de Artes Álvaro Santos (GAAS) completa 44 anos de atividade artística na capital sergipana. Para celebrar a data, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) prepara uma exposição especial com trabalhos dos irmãos Álvaro e Florival Santos. Além de 30 telas cedidas pela filha de Florival, Marlene Santos, a população também poderá conferir a nova logomarca da GAAS e o lançamento do site da galeria, que recebe obras dos grandes nomes sergipanos das artes plásticas, fotografia e instalações.

A mostra, que seria aberta no dia 14 deste mês, foi adiada para 8 de outubro por conta o período eleitoral.

De acordo com o diretor da GAAS, Luis Adelmo Soares, a exposição também contará com um mini catálogo com depoimentos de especialistas sobre os artistas Álvaro e Florival Santos. “Teremos atividades intensas pra celebrar a data. Justamente por queremos fazer uma linda festa, adiamos a data para não haver interpretações contrárias ao propósito da exposição, que é comemorar os 44 anos da GAAS em grande estilo, homenageando os irmãos artistas Álvaro e Florival Santos”, destaca.

Para Luis Adelmo, a GAAS se caracteriza como o espaço oficial da cultura sergipana, onde o artista local se expressa e faz as honras da casa. “A Álvaro Santos traz exposições didáticas para entrar em contato com a população aracajuana. Este ano a visitação de escolas tem sido grande, o que é importante, pois os estudantes conhecem os artistas locais através de suas obras e, assim, passam a prestigiar a produtividade artística da sua cidade”, afirma o diretor.

Histórico

Inaugurada em 1966 e fruto de um pedido do então prefeito de Aracaju, Godofredo Diniz Gonçalvez, ao arquiteto Rubens Chaves, a Galeria de Artes Álvaro Santos foi a primeira galeria oficial de artes do estado de Sergipe. Mantido pela Prefeitura de Aracaju, o espaço recebeu o nome do artista plástico Álvaro Santos, que nasceu em Propriá (SE) e encantou o público com suas telas.

Na época, o irmão do patrono e também artista plástico, Florival Santos, foi convidado a ser diretor da galeria. Convite aceito, Florival foi o primeiro diretor da galeria de artes recém construída.

A GAAS fica na praça Olímpio Campos, Centro. De segunda a sexta-feira, o horário de visitação vai das 8 às 18h. Já aos sábados, o espaço fica aberto das 9 às 13h.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais