Galeria de Arte Sesc recebe exposição da artista Hortência Barreto

Os visitantes da mostra PLURIverso Dior vão encontrar cores, retalhos, texturas, palavras e conhecimentos sobre o universo feminino com um olhar desvinculado dos padrões de beleza. (Foto: Ascom/SESC)

A exposição PLURIverso Dior entrará em cartaz na Galeria de Arte Sesc Cícero Alves dos Santos – Véio a partir desta segunda-feira, 16 de maio. O lançamento acontecerá às 17h, no espaço localizado na Rua Senador Rollemberg, 77, no Bairro São José, em Aracaju. A mostra reúne dois projetos da artista visual Hortência Barreto: o livro ‘Dior Dissimulada’ e a série de fotografias e assemblages ‘Miss Dior’. Ambos envolvem atmosferas e elementos poéticos análogos que deram origem ao ‘PLURIverso Dior’.

No livro de poemas e foto-poemas, a autora constrói uma narrativa carregada de referências e significados que transportam o leitor a um mergulho visual, olfativo e sonoro. “Hortência narra, de forma existencialista, a história da sua Dior. Alinhavada por letras, recortes, memórias, versos e sensações, ela brinca com as palavras, da mesma forma capciosa que faz com os tecidos, papéis, tintas e rendas”, revela o curador da exposição, José Rodrigues Júnior.

Os visitantes da mostra PLURIverso Dior vão encontrar cores, retalhos, texturas, palavras e conhecimentos sobre o universo feminino com um olhar desvinculado dos padrões de beleza e com um forte apelo ambiental. “Faço uma desconstrução mercadológica do que seja luxo, charme, beleza, elegância e construo uma poesia com magnitude e sofisticação da simplicidade e da diferença, na minha Maison Dior, através da modelo, Miss Dior, vestindo uma nova coleção do jeito de viver, de se vestir, do seu perfume e de como andar pelas passarelas de um mundo particular”, conta Hortência Barreto.

Biografia da artista

Hortência Barreto nasceu em Nossa Senhora Das Dores (SE). Cursou Letras Vernáculas na Universidade Federal de Sergipe (UFS), pós-graduação em Literatura Brasileira, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Artes Plásticas no Parque Lage, também no Rio de Janeiro. A artista visual participou de exposições no Museu de Arte Contemporânea (MAC) e no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, além de Roma, Paris, Biarritz, Barcelona, Nova York, Nova Orleans e Miami.

Em 2002, ela criou um grupo de bonequeiras, em sua cidade natal, resgatando a feitura desse artesanato tradicional. Em 2019 ela realizou uma mostra de aquarelas no Café da Gente, no Museu da Gente em Aracaju. No ano seguinte, as exposições Miss Dior, Coleção Prêt-À-Porter e Dior Dissimulada foram aprovadas pela Lei Aldir Blanc.

Serviço

O acesso à galeria é gratuito. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 11h às 19h30. No local ainda é possível degustar cafés quentes e gelados, salgados e doces na cafeteria Café com Arte. Para visitas em grupo é necessário realizar o agendamento prévio através da Central de Relacionamento do Sesc pelo (79) 3216-2753 ou no e-mail ou galeriadearte@se.sesc.com.br.

Fonte: Ascom/SESC

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais