Ibarê Dantas lança livro sobre Leandro Maciel

Historiador Ibarê Dantas
O historiador Ibarê Dantas lança nesta quarta-feira, 13, no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, o seu oitavo livro sobre a história política de Sergipe. Neste novo trabalho o estudioso relata a trajetória de vida de Leandro Ribeiro de Siqueira Maciel, cuja morte ocorreu há 100 anos.

Intitulado ‘Leandro de Ribeiro Siqueira Maciel: o patriarca da Serra Negra e a Política Oitocentista em Sergipe’, o livro é, segundo o próprio autor, uma tentativa de mostrar o processo político de Sergipe durante o século 19. “Ele foi um personagem muito influente e atuou durante 58 anos na vida política sergipana. Estudá-lo serve como eixo temático para compreender como era a política desta época”, explica Ibarê Dantas.

Nesta biografia o historiador procurou contar à fundo a história do político desde as suas origens, por conta disso dedicou dois capítulos aos pais de  Leandro. Segundo ele, a família Maciel foi certamente a família de mais longa duração na vida pública sergipana. “Se contar os anos do pai 

dele, Antonio Luis de Araújo Maciel, e do filho, Leandro Maynard Maciel, é mais de um século de presença desses personagens na política do Estado”, conta. 

Considerado um político conservador e autoritário, Leandro de Ribeiro Siqueira Maciel, morreu aos 84 anos e muito venerado. Ele foi juiz, delegado, deputado, senador e participou de diversos embates polêmicos importantes. “Ele foi muito corajoso e conhecendo a sua vida a pessoa acaba conhecendo melhor a política sergipana. É uma leitura que amplia a visão do leitor e permite fazer uma comparação da política daquela época com a de hoje”, ressalta Ibarê.

O trabalho da elaboração da biografia teve início em 1995, mas foi interrompido algumas vezes. A sua conclusão e publicação só foi possível este ano, e teve apoio da Petrobras. Após o lançamento nesta quarta-feira, 13, ‘Leandro de Ribeiro Siqueira Maciel: o patriarca da Serra Negra e a Política Oitocentista em Sergipe’ estará à venda na Escariz e no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe ao preço de R$ 50.

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais