Instituto Banese inicia a 16ª Primavera dos Museus nesta terça

A programação terá início hoje, 20, no Museu da Gente Sergipana, com a inauguração da nova exposição permanente intitulada ‘Arthur Bispo e seu rosário’ (Foto: Museu da Gente Sergipana)

Nos dias 20, 21 e 25 de setembro, o Instituto Banese, através do Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda, realizará a 16ª Primavera dos Museus, que esse ano tem como tema ‘Independências e Museus – Outros 200, outras histórias’, em consonância com o bicentenário da Independência. Nessa temporada cultural, idealizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a proposta é dialogar sobre esse fato histórico a partir da avaliação sobre quais independências o Brasil conquistou nesses 200 anos e o que ainda é preciso conquistar.

Novos olhares, comprometidos com a diversidade, o respeito e a inclusão, também fazem parte dessa reflexão que o Museu da Gente Sergipana irá propor a partir de uma programação alusiva ao artista sergipano Arthur Bispo do Rosario.

Contar a sua história, resguardar seu legado e tornar cada vez mais pública a sua obra são importantes passos para a integração do valor cultural de Bispo ao contexto nacional e local, considerando que ele nasceu em Sergipe. Nessa perspectiva, uma exposição sobre Arthur Bispo será incorporada ao acervo de longa duração do Museu da Gente Sergipana e ações educativas irão, de forma pedagógica, proporcionar maior interação do público com a vida e a obra de Bispo.

Programação

Neste dia 20, às 10h, será inaugurada a exposição ‘Arthur Bispo e seu rosário’, de curadoria de Solange de Oliveira. A mostra fará parte da instalação ‘Nossas Histórias’ e reúne peças confeccionadas por artistas e artesãos sergipanos inspiradas nas obras de Bispo para o filme ‘O Senhor do Labirinto’, que retrata a história de Bispo e suas criações. Nesse mesmo dia, às 11h, no auditório do museu, será exibido o documentário ‘O Prisioneiro da Passagem’, de Hugo Denizart, com duração de 30min e classificação indicativa livre.

Às 11h30 acontecerá a ação educativa ‘Caixa dos Escolhidos’, na qual através de uma caixa pedagógica, desenvolvida pelo Sesc, e contendo um jogo de tabuleiro, um dominó, um quebra-cabeças, um poster e um DVD, a história do artista é difundida entre o público participante. Já às 14h será promovida uma oficina de Assemblage, técnica de colagem bastante utilizada por Bispo na construção de suas peças. Os participantes da oficina serão orientados pela instrutora de arte Adjania Nunes.

No dia 21, quarta-feira, a ação educativa ‘Caixa dos Escolhidos’ voltará a acontecer às 10h. E a tarde, 14h, será realizada a oficina ‘Minha Criação’, em parceria com o projeto Olá Museu. Em seguida, às 15h30, haverá exibição do filme ‘O Senhor do Labirinto’, de Geraldo Motta Filho e Gisella de Mello, com duração de 1h25min e classificação indicativa de 12 anos.

Reabertura aos domingos

No primeiro domingo da primavera, dia 25, o museu voltará a funcionar aos domingos, seguindo o horário das 10h às 15h, proporcionando ao público mais uma opção de dia para visitação. Nessa reabertura, às 10h, a equipe educativa do museu realizará uma performance intitulada Inde-PENDÊNCIA, que por meio da música e da dança transmitirá uma mensagem relacionada ao tema da Primavera dos Museus desse ano.

Todas as atividades da 16ª Primavera dos Museus têm acesso gratuito. Mais informação através do Instagram @museudagentesergipana_oficial e @institutobanese ou pelo telefone (79) 3218-1551.

Fonte: Instituto Museu da Gente

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais