Lançado vídeo sobre comunidade quilombola

0

Sede do Incra em Aracaju (Foto: Arquivo Portal Infonet)
Centenas de famílias quilombolas participaram no último sábado, 12 do lançamento oficial do vídeo “Brejão dos Negros, memórias e identidade”, no município de Brejo Grande, no interior sergipano.

O vídeo, produzido por meio de uma parceria entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) de Sergipe, traça um retrato de aspectos relacionados à religiosidade e à cultura de uma das maiores comunidades remanescentes de quilombos do estado.

O documentário, que começou a ser produzido em dezembro de 2010, traz relatos e depoimentos dos atuais moradores do povoado Brejão dos Negros, reunindo detalhes importantes sobre a construção do processo histórico de luta e resistência das famílias quilombolas que vivem no local. “É um trabalho que tem grande importância, porque valoriza a história e fortalece o processo de construção da identidade da própria comunidade”, analisou Antonio Oliveira, coordenador do Serviço Quilombola do Incra/SE.

Além do lançamento do vídeo, a festa, que contou com shows musicais e uma exposição de produtos artesanais, marcou também a publicação e distribuição de uma cartilha, que narra parte da história e ressalta os aspectos culturais que compõem a identidade das 410 famílias quilombolas da comunidade Brejão dos Negros.

O vídeo e a cartilha integram as ações do projeto “Resgate da Identidade do Povo de Brejão dos Negros – Perspectiva do ser quilombola”, promovido pela parceria entre Incra e Governo do Estado de Sergipe, com o objetivo de preservar a história, a cultura e a auto-estima das famílias que vivem na comunidade.

Um novo lançamento do vídeo e da cartilha será realizado no mês de março, em Aracaju, em data ainda a ser definida.

Foto: Ascom Incra/SE

Comentários