Laranjeiras comemora Dia da Consciência Negra

Laranjeiras realiza programação até segunda-feira, 22 (Foto: Arquivo Infonet)
A Prefeitura de Laranjeiras, através da secretaria municipal de Inclusão Racial, deu início nesta quinta-feira, 18, pela manhã, à Semana Nacional da Consciência Negra, no auditório da Escola Estadual Zizinha Guimarães. O evento tem por objetivo oportunizar uma reflexão e a socialização de informações e experiências que otimizem a abordagem anti-racista no interior das escolas e da sociedade. A programação segue até a próxima segunda-feira, 22.

A organização pretende ainda discutir noções e práticas acerca da temática racial versando sobre Comunidades Quilombolas e Religiões de Matrizes Africanas. “A nossa pretensão como luta diária é a implementação da lei 10.639/03 e 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas. A partir dos conhecimentos adquiridos é que vamos consegui de fato que os alunos percebam a importância do homem e da mulher negros. Além disso, é preciso mais investimentos na formação continuada dos educadores à luz da LDB”, destacou a secretária de Inclusão Racial, Givalda Bento.

História do Dia Nacional da Consciência Negra 

O dia 20 de novembro foi estabelecido como o Dia Nacional da Consciência Negra no Brasil pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. A data foi escolhida por que neste dia, no ano de 1695, morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

A homenagem a Zumbi foi pela luta a este personagem histórico que representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

Fonte: Prefeitura de Laranjeiras

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais