Laranjeiras realiza Conferência Municipal de Cultura

0

A Prefeitura de Laranjeiras está realizando durante todo o dia de hoje, a Conferência Municipal de Cultura, no auditório do Campus da UFS. O objetivo do evento é discutir diversos temas para a elaboração do Plano Nacional de Cultura. Na manhã de hoje, na programação de abertura foi entregue a premiação do Prêmio João Sapateiro e Poesia Popular. O 1º Lugar foi conquistado por “Ode Ao Sapateiro” de José Sergival da Silva. O 2º Lugar foi de “Martelando na peleja” de Wedmo Dantas Mangueira Neto. O 3º Lugar foi de “Serviram minha cabeça” de Ivilmar dos Santos Gonçalves

Além destes, foram entregues Menções Honrosas aos trabalhos “O Pega de Pedro Amaro com “Seu” Zezé de Boquim”  de Gilda dos Santos Costa. “O Andarilho e o Tempo” de Edílson dos Santos Batista e “Herança” Lucas Rodrigo Modesto dos Santos. Durante a entrega dos prêmios, a prefeita Ione Sobral fez um discurso emocionado. “João Sapateiro é um dos mestres de Laranjeiras e por este motivo merece toda a homenagem. Quando falo em João Sapateiro me emociono, porque através das suas poesias ele encantou e passou ensinamentos sábios ao nosso povo. Como incentivo à cultura neste município, vamos buscar dar visibilidade a todos os nossos artistas.

A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino esteve na abertura para prestigiar o evento. Galdino não poupou elogios às manifestações culturais de Laranjeiras. “Laranjeiras é uma cidade que vive cultura. Aqui são registradas as mais belas manifestações culturais de Sergipe. Quero aproveitar este momento para parabenizar a Prefeitura por promover um prêmio tão importante quanto este. É através disso que os artistas se sentem mais estimulados. Fazer cultura é reconhecer os valores desde os mais simples. Aliás, as manifestações culturais mais importantes surgem de comunidades mais simples”, destacou Eloísa Galdino.

Hoje à tarde a programação segue com mais debates. Confira: 14h às 15h45min – Debates dos eixos temáticos. 15h45min às 16h15min – Intervalo. 16h15min às 18h – Plenário final e eleição dos delegados para a Conferência Estadual de Cultura. “O Governo do Estado, em parceria com os municípios estão realizando as conferências municipais e depois as estaduais. Cultura é prioridade, já passamos a fase em que cultura é apenas uma alegoria nos municípios. A proposta do Governo Federal é incentivar todos os tipos de manifestações culturais no Brasil. Este plano servirá para os próximos dez anos, independente de gestor”, completou Galdino.

Comentários