Li e Recomendo – Memórias do Cárcere

A indicação desta semana é do professor Anderson Góis (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Nesta semana, o  “Li e recomendo” traz para o leitor do Portal Infonet a obra Memórias do Cárcere do escritor Graciliano Ramos. A indicação é do professor de literatura e ambientalista Anderson Góis. Ele explica que a obra é uma auto biografia do período em que o escritor ficou preso. “A obra é o testemunho da realidade nua e crua de quem, sem saber por quê, viveu em porões imundos, sofreu com torturas e privações provocadas por um regime ditatorial chamado de Estado Novo”.

“Na obra Graciliano não diz diretamente que se sente injustiçado, embora o tenha sido e isso se explicita no próprio texto. Não fica insistindo que não deveria estar naquelas situações, isso faz com que a indignação do leitor não fique restrita às suas histórias particulares, mas se direcione a situações vivenciadas por muitas pessoas. O que Graciliano Ramos demonstra, e é o mais significativo em Memórias do Cárcere, é um olhar de quem foi preso, algo que é muito mais abrangente do que se fixar no olhar do narrador.”, disse Anderson.

Clique aqui e adquira o livro na livraria Cultura

Por Danielle Menezes

Livro: Memórias do Cárcere

Autor: Graciliano Ramos

Sinopse:  Memórias do Cárcere narra acontecimentos da vida de Graciliano Ramos e de outras pessoas que estiveram presas durante o Estado Novo. A narrativa é amarga, mas sem exageros ou invenções, nessa obra Graciliano Ramos é fiel aos acontecimentos. Se há amarguras e sordidez, é porque as situações vividas foram sórdidas e amarguradas.


 

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais