Lúcia Marques lança livro sobre a fundação da cidade de Maruim

O Livro Ata traz documentos históricos que atestam a fundação da cidade de Maruim (Foto: Divulgação)

Amante das palavras, a escritora e presidente da Academia Maruinense de Letras e Artes, (AMLA), Lúcia Marques, lança nesta terça-feira, 27, o seu mais novo livro: “Maroim (1836 – 1891)”. O Livro Ata traz documentos históricos que atestam a fundação da cidade de Maruim (SE), com autoria de José Pinto de Carvalho (in memoriam), organizados pela professora, bióloga, jornalista e pesquisadora Lúcia Marques.O lançamento acontece a partir das 18h, no Gabinete de Leitura de Maruim, no centro da cidade.

“O livro retrata o nascimento de Maruim à instituição de Vila, que mesmo sem a outorga, recebe a caracterização de cidade. Esse documento foi preparado, para ser um monumento como diz o pesquisador Jacques Le Goff. Quando Dr. Joel Aguiar me deu esse livro, ele disse: ‘Minha filha, aqui é uma relíquia’. Pegou o livro e reafirmou ‘A capa é em couro, contém o brasão do Império e as páginas são em marca água'”, contou Lúcia.

Aqui estão os projetos de um administrador, de uma vila, de uma cidade que estava nascendo para ser forte, para ser visível! Não só em Maruim, em Sergipe, mas no Exterior”, observou Marques. José Pinto de Carvalho foi um português que fundou a cidade e instalou a Vila de Maroim. Apenas a partir de 1970 a nomenclatura é alterada para ‘Maruim’, atribuída, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – (IBGE).

A obra é a primeira da autora publicada pela Editora Diário Oficial do Estado de Sergipe, (Edise).

Fonte: Divulgação

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais