Lula Ribeiro relembra trajetória na MBP e anuncia novidades para 2022

(Foto: Miguel Aun)

Com sucessos da Música Popular Brasileira (MPB), o cantor e compositor sergipano Lula Ribeiro fará neste sábado, 11, o lançamento do seu novo single, “Primeiro Amor”, no Teatro Atheneu, local onde começou sua carreira. A música representa o nascimento do álbum ‘Vida Haverá’, trabalho composto no período de pandemia e cuja previsão de lançamento é o primeiro semestre de 2022.

Lula começou sua trajetória musical na capital sergipana, sempre participando de shows coletivos com outros artistas sergipanos. Ao longo de sua carreira, lançou diversos CDs, como o “Cajueiro dos Papagaios” em 1986, “Janeiros” em 1993, O Sono de Dolores em 1996, “Muito Prazer” em 1999, “Algum Alguém” em 2002, “Palavras que não dizem tudo”, lançado também em DVD, no ano 2008 e “O amor é sempre assim”, lançado em 2018.

Como artista, Lula sempre buscou ir além das fronteiras e fazer com que seu nome fosse conhecido no Brasil e país à fora. Por isso, se mudou para o Rio de Janeiro e durante sua trajetória conheceu diversos artistas consagrados da MPB, como Zeca Baleiro, Vander Lee, Pierre Aderne, Gabriel Moura,  Chico César, Flavio Venturini, Fernanda Takai, Tony Bellotto, Flávio Renegado, Sergio Guizé, Paulinho Moska e seu amigo e parceiro na produção do seu novo álbum, Sérgio Rodrigues.

Depois de um ano e nove meses se apresentando longe do público, Lula voltará aos palcos neste sábado, 11 de dezembro, retomando o seu projeto ‘Lula Ribeiro Convida’ em Aracaju,  trazendo o lançamento do seu novo single e a companhia da cantora e compositora Roberta Campos. Aproveitando a volta dos shows presenciais e do lançamento do novo álbum do sergipano, o Portal Infonet conversou com o artista que falou um pouco sobre seu ‘eu’ artístico, sobre sua trajetória e, claro, sobre as novidades . Confira!

Portal Infonet- Como Lula Ribeiro, cantor e artista da MPB nasceu?

Lula – B0m, a minha família é muito musical. Cresci vendo meus pais e amigos fazendo encontros para cantar. Apesar de ser criança, eu tenho memórias de gostar desse momentos. Fui crescendo e comecei a procurar saber sobre a Bossa Nova, Tropicália e Clube da Esquina, tipos que me deram norte, locais onde bebi muito dessa água. Vários artistas, a exemplo do João Gilberto, Milton Nascimento e toda a família Borges, servirão de inspiração para mim.

Portal Infonet – Como é hoje a sua relação com os outros artistas da MPB?

Lula – Quando eu saí de Aracaju foi porque eu queria crescer. Hoje sou próximo aos meus ídolos, sou próximos de vários artistas. O Lula Ribeiro Convida surgiu justamente porque eu queria me aproximar desses artistas. Inicialmente, comecei a fazer no Rio, mas fui bastante cobrado pelo meu público daqui de Aracaju, aí passei a fazer aqui também. E foi através desses grandes encontros que a minha relação com esses artistas surgiu. Hoje sou amigo de vários, tenho uma relação bem próxima de vários. Eu fico muito feliz em ser uma referência de músico sergipano que leva Sergipe onde quer que vá.

Portal Infonet – Sobre as lives realizadas durante esse período de pandemia, como foi essa troca?

Lula – Quando começou a quarentena, eu estava num momento de divulgação do meu álbum mais recente o “Amor é sempre assim”. E eu para não ficar tanto tempo sem mostrar a cara e estar ao lado do meu público, resolvi trazer o Lula Ribeiro Convida para as lives. Já estamos  com um ano e nove meses de live e mais de 100 artistas já participaram. A gente nunca deixou de apresentar uma live sequer e isso me mostrou que eu tenho prestígio grande com as pessoas. Todo mundo que eu convidei participou de uma forma muito aberta. Eu fiquei muito feliz de poder fazer o projeto Lula Ribeiro convida nas minhas lives, onde eu recebi os amigos  na minha sala. 

Portal Infonet – Qual a expectativa para a volta dos shows presenciais? 

Lula – A expectativa é a maior possível. Estou muito feliz de retomar esse projeto presencial em Aracaju, principalmente em um teatro onde tudo começou, que é o Atheneu, e com uma amiga que eu admiro muito que é a Roberta Campos. Eu acho que vai ser maravilhoso e estou esperando muito o carinho do público da minha terra, não só comigo, mas principalmente com a minha convidada, Roberta campos. Espero que essa noite fique marcada como realmente a retomada da minha vida e dos meus shows.

Portal Infonet – Você fará o lançamento do seu novo single neste sábado, o “Primeiro Amor”. Qual a história por trás dele?

Lula – Esse single é a primeira canção do álbum ‘Vida Haverá’. É um álbum feito com canções produzidas com Sérgio Rodrigues, que é  escritor, poeta, jornalista da folha de São Paulo, redator do Programa do Bial, cara importantíssimo. Durante essa pandemia, a gente produziu muita coisas juntos e aí eu resolvi fazer um disco de canções. A gente quis lançar inicialmente a música ‘Primeiro Amor’, que é uma música muito importante para gente, é uma balada romântica, uma música de amor. O nome ‘Vida haverá’ é porque a gente está celebrando a vida, pois foram muitas vidas perdidas em virtude da pandemia. A gente está aqui hoje respirando, cantando, compondo e trabalhando. Tem que celebrar mesmo.

Portal Infonet – O que podemos esperar para o próximo ano?

Lula – Que a vida esteja normalizada, que a gente consiga retomar a nossa vida, viajar, cantar, se apresentar nos palcos, receber o nosso público de uma forma carinhosa e o meu novo álbum, em parceria com Sérgio Rodrigues. Eu espero que esse novo álbum tenha uma uma vida muito longa, porque ele está sendo feito durante essa pandemia de uma forma muito criteriosa, como eu gosto de fazer os meus trabalhos. 

Portal Infonet – Além do novo álbum, você tem mais algum projeto para o próximo ano?

Lula – Tem umas trilhas para espetáculos de dança, que já foram pedidas. Além disso,  a gente estava começando a pensar, antes da pandemia, em gravar um álbum em Portugal. Vamos ver se a gente consegue retomar isso agora, se tudo estiver bem.  Mas o foco será o meu novo álbum “Vida Haverá’ e os shows de lançamento desse disco pelo Brasil, cantando com os meus amigos. Também há a expectativa de voltar com o projeto ‘Lula Ribeiro Convida’ de maneira presencial e com uma agenda bacana de shows, incluindo meus convidados. 

Por Luana Maria e Verlane Estácio

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais