Manoel Cerqueira lança novo livro infantojuvenil

O livro é indicado para todos os leitores independente do seu nível de letramento, mesmo sendo classificado como “livro para crianças” (Foto: divulgação/ arquivo pessoal)

Depois de “O FIO AZUL E O FIO ENCARNADO NA TRAMA DA VIDA” (Edições Bagaço/Recife-PE, 2003), e “A VIAGEM DO PAPAGAIO JOAQUIM”, (Ed. J. Andrade, Aracaju-Se em parceria com o Sesc Sergipe, 2005) Manoel Cerqueira, professor, ator e escritor estará lançando mais um livro voltado para o segmento infantojuvenil. Desta vez, ele nos apresenta “LAMINHA: O CARAGUEJINHO ESPERTO” (Ed. Artner, Aracaju-Se, 2021). Com temática ambiental, a história do pequeno crustáceo, um símbolo gastronômico da cultura sergipana, procura mostrar ao leitor aspectos básicos desta espécie e do manguezal, um importante ecossistema para vida na Terra.

Na narrativa, depois de passar pelo processo da ecdise: troca de casco, o que no conhecimento popular chamamos de caranguejo de leite, Laminha sai da toca e resolve fazer um passeio à procura da sua família. Assim, como todo “menino”, ele vai, de forma lúdica e divertida, apresentando o ciclo e características do caranguejo-uça e do mangue. Ao mesmo tempo, vivencia situações que denunciam o descuido de muitos seres humanos que não praticam o uso sustentável dos nossos bens naturais.

É através de um personagem saído do mangue que a história se desenrola para falar de uma coisa muito séria e urgente, principalmente para as novas gerações. Manoel ressalta que não vai na onda de modismos e tem a consciência do não ineditismo acerca do assunto em se tratando, neste caso, de literatura, pois muita coisa boa voltada para a infância já foi publicada. Mas, agora chegou a sua vez. Considera-se um simpatizante das causas ambientais desde muito jovem e que os primeiros escritos de Laminha já têm mais de vinte anos e que há sete a obra já estava pronta com revisão e ilustração, esperando apenas o momento certo para ser lançada, e este agora chegou!

O livro é indicado para todos os leitores independente do seu nível de letramento, mesmo sendo classificado como “livro para crianças”. Com criativas e contemporâneas ilustrações de Fábio Sampaio, um artista visual que ele muito admira, sua publicação foi possível através da Lei Aldir Blanc/ FUNCAJU/Prefeitura Municipal de Aracaju/Ministério do Turismo/Secretária Especial da Cultura/ Governo Federal.

O lançamento acontecerá neste sábado, 1º, às 16 horas pelo canal do YouTube da ASCH– Academia Sergipana de Contadores de Histórias da qual é membro honorário. O evento contará com as participações da Presidente da Academia, a bibliotecária Cláudia Stocker, de Fábio Sampaio, do professor doutor em Biologia, Ivan Lemos Júnior, de Clara Macedo que assina o projeto gráfico e capa do livro e da atriz e cantora Diane Veloso com uma intervenção artística.

Manoel Cerqueira é professor com formação em História e Artes, onde atua na rede pública estadual tanto na docência da educação básica como na formação de professores através da SEDUC- Secretaria do Estado da Educação, do Esporte e da Cultura. Vive uma experiência que considera necessária para seu crescimento interior: integra a equipe diretiva, como coordenador pedagógico, do Centro de Atendimento Educacional Especializado João Cardoso Nascimento Júnior, uma unidade escolar que trabalha exclusivamente com alunos com deficiências de alto comprometimento. Lá são assistidos autistas, deficientes intelectuais, downs, paralisados cerebrais dentre outros. Com passagem também pela rede privada, onde tudo começou, foi professor no antigo e saudoso Colégio Brasília. Dos quatro anos dedicados a essa instituição de ensino que faz parte da história da educação sergipana, traz consigo boas lembranças com carinho e respeito, pois foi onde aprendeu a comparar, poeticamente, o trabalho do educador com o do jardineiro.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais