Médico lança seu primeiro romance ‘Filtro de Luz’

0
Marcelo Ribeiro lança seu primeiro romance (Foto: Portal Infonet)

Será lançado na próxima semana, dia 12 de setembro, em Aracaju, o primeiro romance do escritor e médico Marcelo Ribeiro. O livro ‘Filtro de Luz’ conta a história do avô do autor, homem visionário considerado o patrono perpétuo da Academia Sergipana de Letras.

Marcelo conta que seu avó foi um homem que ficou órfão aos seis anos e deixou de estudar para trabalhar e ajudar a família. “Meu avô veio para Aracaju trabalhar como cacheiro vassoura, varrendo ruas e o chão. Aos poucos ele foi progredindo e se tornou um grande comerciante. Ele era autodidata, e para compensar a frustrações de ter estudado apenas um ano, criou a Hora da Leitura General Calazans, na Rua Pacatuba. Esse era um espaço para jovens e mulheres debater e fomentar a cultura e literatura”, diz.

Anos depois a ‘Hora da Leitura General Calazar’ passou a ser chamada de Hora da Leitura Santo Antônio, funcionando na casa do avô do escritor localizada ao lado da Igreja da colina do Santo Antônio. “Nomes importante frequentaram a Hora da Leitura, e anos depois, ela foi transformada na Academia Sergipana de Letras. Meu avó, em 1918, quando criou a Hora da Leitura General Calazans, permitia mulheres na diretoria e participando ativamente das discussões, um marco para época. A Academia Brasileira de Letras só admitiu mulheres em 1977, muitas décadas depois, então meu avó estava além do seu tempo, e contribuiu muito para o desenvolvimento a educação e cultura de Sergipe, tudo isso com a apoio de minha avó, que era uma mulher culta que foi educada em Recife e morou na França. Ela era seu filtro de luz”, ressalta.

Marcelo herdou do seu pai e dos tios o dom da escrita. Ele já publicou 17 livros de poesia, prosa e ensaios, e ‘Filtro de Luz’  é o seu primeiro romance, totalizando 18 obras publicadas. “ A história do livro é a história da vida do meu avô, mas utilizei ficção para preencher as lacunas e trazer mais emoção para história, por isso não utilizo o nome verdadeiro do meu avó, utilizo um nome fictício”, explica.

O lançamento do livro Filtro de Luz será no dia 12 de setembro, a partir das 19h, no Salão dos Poetas, localizado na Pizzaria e Petiscaria Villa Veron, na rua Zaqueu Brandão, 598, na capital. Informações e vendas do livro através do telefone 3246-2118.

Por Karla Pinheiro

Comentários