Mês da Consciência Negra será celebrado com exposições e musicais

Embora o dia da Consciência Negra seja comemorado no dia 20, o restante do mês de novembro terá uma vasta programação cultural com exposições fotográficas e musicais para celebrar esta data. Segundo a Fundação Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap/SE), as ações culturais visam lembrar e destacar a luta dos negros contra a discriminação racial e a desigualdade social. A abertura das celebrações aconteceu no final da tarde desta terça-feira, 12, na sede da Funcap, com a exposição ‘Negra Consciência Sergipana’.

Conceição Vieira, presidente da Funcap (Foto: Portal Infonet)

“Sempre nós estamos levando em datas comemorativas programações culturais que despertem uma consciência de união e igualdade”, afirmou Conceição Vieira, presidente da Funcap. Segundo ela, é importante que o estado de Sergipe tenha a consciência sobre sua história, principalmente no tocante ao número de negros que vivem aqui. “Sergipe, diferente do que muitos pensam, é um dos estados que tem o maior índice populacional de pessoas consideradas negras. E a gente cultua muito pouco a tradição, a história”, destaca Conceição Vieira.

Ainda segundo a presidente da Funcap, um órgão de cultura tem a responsabilidade de fortalecer as diversas identidades, bem como os costumes e tradições. “Esse mês inteiro teremos atividades voltadas à consciência negra”, salienta. “É preciso valorizar os povos que fizeram história no passado”, acrescenta.

Veja abaixo a programação completa:

12 a 25  nov – 17h: Exposição Negra Consciência Sergipana
Corredor Cultural/FUNCAP- Aracaju

18 a 22 nov  – 9h: Museu Afrobrasileiro de Sergipe vai à Escola
Museu Afrobrasileiro de Sergipe – Laranjeiras

20  nov – 19h: Espetáculo de Dança- Zumbi: Amor e Liberdade
Grupo Um Quê de Negritude no Teatro Tobias Barreto
20h40: Show de Anne Carol e os Afrodrums
Teatro Tobias Barreto

por João Paulo Schneider e Aisla Vasconcelos

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais