Museu da Gente Sergipana participa da 15ª Primavera dos Museus

Essa edição, de tema “Museus: perdas e recomeços”, tem como foco refletir sobre as experiências e superações vividas em tempo de pandemia (Foto: Janaína Santos)

O Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda participa da 15ª Primavera dos Museus, evento realizado anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Com as visitas presenciais suspensas, a programação acontece principalmente online no YouTube do Instituto Banese, de 23 a 25 de setembro.

Essa edição, de tema “Museus: perdas e recomeços”, tem como foco refletir sobre as experiências e superações vividas em tempo de pandemia. Como local de preservação de memórias, o museu tem a capacidade de reconstruir histórias e transformar perdas em novos começos. Portanto, torna-se um importante espaço de reflexão e acolhimento.

A primeira atividade será a Oficina “Cultivo de horta em materiais reutilizáveis”, na quinta-feira (23) às 15h, no lado lateral do estacionamento do Museu. Coordenada pelo engenheiro agrônomo e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Ivan Siqueira Barreto e voltada para alunos do primeiro ano do ensino médio do Colégio Atheneu Sergipense, a atividade tem como objetivo disseminar a cultura de sustentabilidade e promover a conscientização ambiental na reutilização e reciclagem de materiais.

Na manhã de sexta-feira (24) às 10h, ocorre a exibição do Encontro “Perdas e Recomeços”. No intuito de dialogar sobre a importância da arte e cultura, em especial durante o período mais restritivo da pandemia, convidamos autores de vídeos selecionados do edital ‘Quarentena da Gente’. Também estarão presentes professores de escolas de Sergipe para falar de suas experiências e ações culturais que eles estão desenvolvendo para a retomada das aulas.

No sábado (25) às 20h, para celebrar o início da Primavera como momento de florescimento e recomeço, exibiremos o show “Milton por Dois” de Raquel Diniz e Saulo Ferreira. A apresentação traz releituras de canções de um dos maiores ícones da música brasileira, o cantor, compositor e multi-instrumentista Milton Nascimento. O repertório vai trazer canções consagradas como “Travessia”, “Cais” e “Clube da Esquina 2”.

A Primavera dos Museus é realizada conjuntamente entre as instituições museológicas de todo o país e o Ibram. A temporada de eventos acontecerá em 296 cidades brasileiras, incluindo shows, teatro, seminário, exposição, cinema, visita mediada, debate, lançamento de livro, workshop, festival, entre outros.

Fonte: ASN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais