Museu da Gente Sergipana participará da 17ª Semana Nacional de Museus

No Museu da Gente Sergipana a programação será dia 17 (Foto: Instituto Banese)

O Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda participará da 17ª edição da Semana Nacional de Museus, que terá como tema este ano ‘Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições’. O evento ocorrerá no dia 17 de maio, a partir das 8h30, e tem como proposta apresentar, por meio de um simpósio, a contribuição que os museus proporcionam na preservação da cultura popular, além de lançar um olhar sobre as tradições indígenas e a manutenção e permanência dessas tradições para as próximas gerações.

A programação do evento será dividida em dois momentos que se complementam. No período da manhã será realizada uma discussão sobre o tema ‘De Sílvio Romero, Câmara Cascudo aos dias atuais: Quais as perspectivas de futuro para a cultura popular?’ Será uma homenagem à memória do sergipano Sílvio Romero e do antropólogo e historiador Câmara Cascudo, com a participação da professora Neila Dourado Gonçalves Maciel (UFS – Coordenadora do PPG=Cult) e de Daliana Cascudo, do Instituto Câmara Cascudo. Durante a tarde haverá uma palestra ministrada pela Dra. Lorena Garcia, arqueóloga e professora do departamento de arqueologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), sobre a tradição e resistência dos índios de Sergipe”.

No encerramento do simpósio, membros do povo Xokó irão apresentar a Dança do Toré em celebração a sua cultura e seus valores. Ao término das apresentações, um artefato (Cocar) indígena será entregue ao Museu da Gente Sergipana pelo Cacique Bá para compor o acervo do Jereré. É importante salientar que a aquisição de um objeto XoKó para o acervo do museu é uma forma de difundir ainda mais a cultura indígena no estado.

Semana de Museus

A Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional de Museus, 18 de maio. Nessa edição, 1.114 instituições de cultura de todo o país oferecem ao público 3.222 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes entre outras.

O principal objetivo da Semana Nacional de Museus é divulgar e valorizar os museus brasileiros, além de promover um maior envolvimento entre as instituições museais e a comunidade. Ademais, ela é responsável por um significativo aumento de público. Durante a semana em que ocorre, a média de visitantes dos museus participantes sobe 79%.

PROGRAMAÇÃO

Manhã – ‘De Sílvio Romero, Câmara Cascudo Aos Dias Atuais: Quais As Perspectivas De Futuro Para A Cultura Popular?’

8h30 – credenciamento

09h00 – Apresentação Cultural: Solo Coreográfico – Bailarina Denni Ellen e Músico Denison Cleber

09h15 – ‘Silvio Romero e sua Contribuição para a Cultura Popular no Brasil’

Prof.ª. Neila Dourado Gonçalves Maciel. (UFS- Coordenadora do PPG=Cult)

10h00  – ‘A Contribuição de Câmara Cascudo para a Cultura Popular no Brasil’ Daliana Cascudo (Instituto Câmara Cascudo)

10h30 – ‘A Cultura Popular em Sergipe: desaparecimentos, continuidades, dinâmicas e tendências’ Prof. Dênio Azevedo (UFS /PPG=Cult)

11h00 – Plenária

12h00 – Intervalo/Almoço

Tarde – ‘tradição e resistência dos índios de sergipe’

14h00 – ‘Tradição e Resistência do povo XoKó’ Cacique Bá (Líder do Povo XoKó)

14h30 – ‘O Futuro das tradições indígenas’  Dra. Lorena Garcia (arqueóloga – Proarq-UFS)

15h00 – Plenária

15h30 – Encerramento (Dança de Toré e entrega de um artefato do Povo XoKó para o acervo do Jereré do Museu da Gente Sergipana.

Fonte: Instituto Banese

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais