NPD Orlando Vieira recebe Hermano Pena

0

Cineasta será recebido para falar de suas produções / Foto: Arquivo Portal Infonet
O Núcleo de Produção Digital (NPD) Orlando Vieira, mantido através de uma parceria entre o Ministério da Cultura e a Prefeitura de Aracaju, vai exibir nesta quinta-feira, 4, o filme ‘Olho de Boi”, produção mais recente do diretor Hermano Penna. Após a exibição, que tem início às 17h30 na sede do núcleo, haverá debate com a participação do cineasta.

O evento é gratuito e aberto à participação de estudantes, professores, realizadores do audiovisual e demais interessados. O NPD fica na rua Lagarto, número 2161, bairro São José. Para mais informações, o telefone é (0xx79) 3211-1505.

O próximo filme de Hermano Penna, ‘Os ventos que virão”, será rodado em Sergipe, na cidade de Poço Redondo. Esta não é a primeira vez que o estado é cenário para filmes dirigidos por ele. Seu primeiro longa-metragem, ‘Sargento Getúlio”, teve partes filmadas em Sergipe, e consagrou o diretor com prêmios nacionais e internacionais, incluindo o de melhor ator coadjuvante para o sergipano Orlando Vieira.

Hermano Penna

Cearense, nascido em 1945, passou a juventude na Bahia. Em meados dos anos 60, mudou-se para Brasília e, em seguida, para São Paulo, onde começou a trabalhar como assistente de direção em ‘O profeta da fome” (1969), de Maurice Capovilla, e como assistente de câmera em ‘Gamal, o delírio do sexo” (1970), de João Batista de Andrade.

Entre a metade dos anos 70 e o início dos 80, dirigiu documentários para o Globo Repórter. Com seu primeiro longa-metragem, ‘Sargento Getúlio” (1983), Hermano Penna foi premiado como melhor diretor no Festival de Locarno, Suiça. A produção também recebeu o prêmio de melhor filme no Festival de Gramado.

Seu segundo longa, ‘Fronteira das almas” (1987), inspirado no romance de João Ubaldo Ribeiro, recebeu os prêmios de melhor filme e melhor direção pelo júri oficial no III Rio Cine Festival.

Em 2000 dirigiu seu terceiro longa-metragem, ‘Mário”. Em 2007, finalizou ‘Olho de boi”, que recebeu o prêmio de melhor ator para Gustavo Machado, e melhor roteiro para Marcos Cesana, no Festival de Gramado. Em janeiro de 2008, Olho de boi foi exibido na mostra Cine Latino do festival de Palm Springs, nos EUA.

Comentários