“O Santo e A Porca” chega ao Distrito Federal

0

Espetáculo chega ao Distrito Federal, montado pelo grupo “Oxente” (Fotos: Maria Odília)
Euricão, Caroba, Pinhão, Benona, Dodó, Eudoro e Margarida. Personagens clássicos de Ariano Suassuna prometem muitas risadas no Distrito Federal. O conhecido espetáculo ‘O Santo e a Porca’ será encenado nos dias 12 e 13 de junho, na Sala Martins Penna do Teatro Nacional Cláudio Santoro.

A montagem é do grupo teatral sergipano ‘Oxente’, liderado por Edmilson Suassuna, primo do autor da peça. “Para nós é uma grande honra estar pela primeira vez na Capital Federal, ainda mais com O Santo e a Porca, que é uma peça muito divertida, farsesca no estilo de Molière, Ariano Suassuna e o Martins Pena, o próprio dramaturgo brasileiro que dá nome a Sala onde vamos apresentar”, explica o ator e produtor do grupo, que se especializou em montagens de Ariano.

Peça foi escrita sob encomenda de Cacilda Becker
Inspirado na peça ‘O Avarento’, ‘O Santo e a Porca’ conta a história de um viúvo que faz de tudo para esconder uma porca cheia de dinheiro sempre sob o olhar de um Santo. Além disso, ele vive às turras com vizinhos, empregados, a filha Margarida e a irmã Benona. No elenco estão Ana Maria Brasil, André Santana, César Leite, Edmilson Suassuna, Marcio Aislan e Rosana Costa.

A peça foi escrita nos anos 50 sob encomenda da consagrada Cacilda Becker. A montagem do ‘Oxente ‘aconteceu em 2002, graças ao projeto Encena Brasil, do governo federal. A direção é de Lindolfo Amaral e as coreografias de Tetê Nahas.

O projeto foi selecionado pelo Programa BR de Cultura

O projeto foi selecionado pelo Programa BR de Cultura 2009/2010, da Petrobras Distribuidora, empresa ligada ao Sistema Petrobras. O Santo e A Porca foi um dos 43 espetáculos que, até dezembro de 2010, percorrerão 85 municípios localizados nos 27 estados do país. O resultado foi divulgado no dia 27/08 do ano passado, em solenidade na sede da Petrobras Distribuidora, no Rio de Janeiro.

Comentários