Obras literárias serão lançadas na terça-feira, dia 7

(Foto: Fabiana Costa/Secult)

O dia 7 de fevereiro será marcante para a produção literária de Sergipe. Nesta data, às 20h, no Museu da Gente Sergipana, haverá o lançamento dos livros publicados através do 1° Edital de Obras Literárias, projeto da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o Banco do Estado de Sergipe (Banese) e Empresa Pública de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase), através da Editora Diário Oficial.

Por meio deste edital, cinco obras foram selecionadas. São elas: ‘Caderno de Exercícios’ de Ivilmar Gonçalves, vencedor da categoria Poesia – Prêmio Santo Souza; ‘Laura’', de Ronaldo de Lima, na categoria Infanto-Juvenil; ‘Minha querida Aracaju aflita’, de Zeca Olho Grande, na Categoria Crônicas; ‘Lemniscata’ de José da Silva Ribeiro Neto, na categoria Romance e ‘Terra Xocó: um espaço com expressão de um povo’, de Francisco Alves, na Categoria Técnico-Científica.

Os livros vencedores ganham uma tiragem de 1000 exemplares, além da revisão textual; diagramação do miolo, criação e produção de capa; registro do código ISBN junto à Fundação Biblioteca Nacional; definição do preço de capa e distribuição institucional.

Expectativa

Entre os autores, a expectativa para o lançamento é grande. A sensação de participar de um projeto desse porte, onde mais de 40 obras concorreram, deixa os autores orgulhosos. “A expectativa é muito grande. Estou me preparando, porque o impacto deve ser muito grande. É muito emocionante, é uma sensação positiva”, disse o autor do romance ‘Limniscota’, José da Silva.

A importância da iniciativa da Secult também é reconhecida pelos autores beneficiados. “Acho super legal a Secult estimular os jovens autores de livros, publicar as obras e realizar seu lançamento. Estou muito ansioso para ter o meu livro lançado”, declarou Ronaldo de Lima, vencedor na categoria infanto-juvenil.

Segundo a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, o lançamento dos livros fecha o primeiro ciclo da nova política do livro e leitura em Sergipe. “Acreditamos que o lançamento desses livros representa um estímulo à produção literária em Sergipe, um apoio a quem escreve e precisa fazer com que o produto de seu trabalho chegue aos leitores de todo o Estado. A partir de agora, é pensar em outros editais”, afirma a gestora estadual de Cultura, Eloísa Galdino.

O lançamento dos livros no Muse da Gente Sergipana será aberto ao público.

Fonte: Secult

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais