Oficina de ‘Literatura de Cordel Infantil’ acontece dia 9 em Aracaju

A Oficina será ministrada pela cordelista e facilitadora Ceci do Cordel Infantil (Foto: Divulgação)

No próximo dia 9 de novembro, às 8h, a cordelista e facilitadora Cece do Cordel Infantil, promoverá nas dependências do Colégio Esplendor, localizado na rua Antônio Leite Guimarães, número 500, Farolândia, a Oficina de ‘Literatura de Cordel Infantil’. A dinâmica tem como objetivo, inserir o Cordel nas disciplinas escolares, como facilitador de conhecimento, dentro do campo da ludicidade.

A atividade parte das origens da Literatura de Cordel, passando pela técnica da xilogravura, estruturas e tipos de estrofes, rimas e ritmos, focando no formato de sextilha, por ser de mais fácil compreensão, já que a dinâmica tem como foco principal, os professores do Ens. Infantil, Fundamental e Médio. “A produção literária de cordéis agrega valores como: a criatividade, o compartilhamento, bem como o entretenimento coletivo, associado ao uso de recursos didáticos e lúdicos”, comenta a cordelista.

“A proposta é incentivar a Literatura de Cordel para que, a geração Y conheça a sua cultura, sua história e valorize acima de tudo o seu DNA. Afinal, é por meio da educação que iremos construir um futuro próspero, valoroso e com adultos que amem sua história e fomentem a cultura”, pontua Cece do Cordel Infantil.

Participação

O cordelista sergipano Chiquinho do Além-Mar, fará participação especial na dinâmica. “A oficina ainda contará com a ilustre presença do grande cordelista Chiquinho do Além-Mar, que na ocasião fará um preâmbulo, como forma de enriquecer ainda mais o nosso evento”, revela a cordelista.

Durante a atividade, a ministrante Cece Do Cordel Infantil organizará uma roda de inclusão, com ‘nós de afeto’ formada pelos participantes, a fim de criar um elo entre os mesmos. “O evento terá também ambientes criados para transportar os professores a lugares que remetem à zona rural, de onde emergiram os maiores e mais antigos cordelistas do Brasil. Durante a oficina, vamos orientar a todos a construírem seus próprios cordéis, através de técnicas simples, que propiciem às crianças um aprendizado elaborado e divertido”, confessa a cordelista Cece do Cordel Infantil.

Aos interessados o processo de inscrição deve ser feito através do telefone (79) 99639-6560.

Fonte: Assessoria do Evento

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais