Oficina do Trotamundos começa nesta sexta-feira

‘Um olhar sobre a cidade”. Essa é a proposta do Coletivo de Fotógrafos Trotamundos e da Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Aracaju (Secom), que em comemoração aos 155 anos da capital sergipana vão promover uma oficina de fotografia para 30 jovens do bairro Coroa do Meio, com idades entre 14 e 22 anos. As atividades começam nesta sexta, 5, e seguem até sábado, 6, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do bairro.  

A proposta é realizar uma oficina numa região pobre de Aracaju a fim de revelar a pluralidade dos olhares sobre a cidade e produzir novos conceitos sobre modos de vida. Integrante do Coletivo Trotamundos, Marcelinho Hora fala sobre o caráter do projeto. “Desde o início do coletivo, nós sentíamos a necessidade de despertar o olhar do aracajuano sobre a sua comunidade. A intenção do nosso trabalho é fazer com que as pessoas se percebam e entendam o meio em que vivem através das lentes das câmeras”, explica.

“O projeto ‘Quem faz a foto?” do Coletivo Trotamundos despertou nosso interesse porque vem se somar com a política de inclusão social que a Prefeitura já desenvolve. E, além de ser um projeto bonito esteticamente, ele valoriza as pessoas que geralmente não são incluídas nesse tipo de evento cultural”, explica o secretário Municipal de Comunicação, Marcos Cardoso.

Na oficina, serão abordados aspectos teóricos e práticos da fotografia, a exemplo da história da fotografia, teorias de composição e enquadramento, fotografia digital e analógica. Durante as atividades, os participantes vão produzir conteúdo multimídia (vídeos e fotos). Todo o material será divulgado em galerias itinerantes, na forma de ‘Varal Fotográfico”, no projeto Arte em Toda Parte (dia 13 de março) e na Virada Cultural de Aracaju (dia 20 de março). O vídeo também será exibido em telões nos shows de Zeca Pagodinho e de artistas locais em comemoração ao aniversário da cidade, que ocorrerá Mercado Central no dia 17 de março.

O projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), Viação Progresso e Instituto Recriando. 

Coletivo

O Trotamundos, primeiro coletivo de fotógrafos de Sergipe, é formado por Alejandro Zambrana, Marcelinho Hora e Zak Moreira. O projeto agrega profissionais de diversas áreas, que buscam na fotografia uma ferramenta de intervenção social e de releituras do cotidiano.

Em uma ação inédita, o grupo realizou a exposição coletiva ‘Quem Faz a Foto” entre os meses de novembro e dezembro do ano passado, na Sociedade Semear. A iniciativa, que contou com o apoio da Prefeitura de Aracaju, foi fruto de um projeto desenvolvido com moradores na Zona Norte da cidade, que haviam participado de oficinas de fotografia.

Fonte: AAN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais