Orquestra abre Temporada de Concertos

0

Apresentação da Orquestra Sinfônica no TTB/Foto: Divulgação
A Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE) abre Temporada 2009, com apresentação nesta quinta-feira, 12, às 20h30, no Teatro Tobias Barreto. O concerto será dedicado à cidade de Aracaju, e terá a entrada gratuita, marcando o início das comemorações pelo aniversário da cidade.

Com a participação do pianista Álvaro Siviero e a regência do diretor artístico, o maestro Guillherme Mannis, o programa terá o repertório inteiramente dedicado à música russa, com direito a obra “Quadros de Uma Exposição”, de Modest Muysssorgsky, além da Abertura Romeu e Julieta de Tchaikovsky e o concerto para piano e orquestra nº3, de Rachmaninoff.

A Orquestra Sinfônica de Sergipe é umas das principais do Nordeste. Atualmente, conta com um quadro artístico composto por 60 músicos, num trabalho crescente de qualidade para se tornar uma das melhores orquestras do país.

Temporada 2009

Segundo o maestro Guillherme Mannis, em 2009 a Temporada de Concertos da Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE) tem como principal objetivo a consolidação do grupo como um dos principais núcleos brasileiros de produção orquestral.

Com destaque para a música brasileira, intercâmbio com renomados solistas e maestros e inovação em programação de peças não usuais do repertório sinfônico, a escolha visa contemplar diferentes gostos e necessidades musicais sem se distanciar da produção atual. 2009 é um ano peculiar, em que se homenagearão três compositores: Haydn (200 anos de falecimento), Mendelssohn (200 anos de nascimento) e Villa-Lobos (50 anos de falecimento); a produção da ORSSE, por sua vez abordará estes mestres com especial atenção. Além disso, no âmbito das comemorações do ano França-Brasil serão incluídas diversas peças importantes do repertório sinfônico francês.

Neste ano, a ORSSE trará para Aracaju solistas como Eduardo Monteiro, Amaral Vieira, Emmanuele Baldini, Maurício Freire, Cristian Budu, Yuriy Rakevich, Horácio Schaeffer, Daniel Guedes, Álvaro Siviero, Alessandro Borgomanero, Antônio Lauro del Claro, Eduardo Monteiro, Ronedilk Dantas, Eduardo Garcia, Antônio Henrique Seixas, Nikolay Alipiev, Cláudia Riccitelli, Martha Herr, Rubens Medina, Sebastião Teixeira, André Vidal, entre outros, e regentes como Roberto Duarte, Barry Kolman, Helder Trefzger e Marcelo de Jesus, entre outros. Em comemoração ao ano França-Brasil o grupo trará o renomado compositor e regente francês Michel Legrand, em participação única na capital sergipana, acompanhado pela harpista Catherine Michel.

 


 

Comentários