Orquestra Sinfônica faz concerto esta quarta no TTB

Foto: Jorge Henrique
Nesta quarta-feira, 10, a partir das 20h30, a Orquestra Sinfônica de Sergipe sob a direção artística de Guilherme Mannis inicia sua Temporada 2010, com concerto em homenagem ao aniversário da cidade de Aracaju. Os ingressos para conferir a apresentação custam R$10 (inteira) e R$5 (meia).
 

No concerto de abertura da Temporada, a orquestra não poderia deixar de trazer de trazer surpresas. A primeira é a apresentação da magistral “Alvorada”, da ópera Lo Schiavo, do compositor brasileiro Antônio Carlos Gomes. A peça, com o objetivo de descrever musicalmente uma alvorada com todas as suas nuances, inova nos mais variados tipos de textura orquestral, antevendo características que só seriam utilizadas, a posteriori, no âmbito da música impressionista.

 

A segunda surpresa é o Concerto nº2 para piano e orquestra do compositor romântico Felix Mendelssohn. Em primeira audição no estado, a obra terá solos do pianista aracajuano Rafael Eugênio, uma das promessas musicais sergipanas. Após apenas 6 anos de estudo no instrumento, o instrumentista venceu recentemente o Concurso Interno Professora Esther Cardoso, da Universidade Federal da Bahia, tendo a oportunidade de tocar, com a Sinfônica daquele estado, este mesmo concerto que apresentará no Teatro Tobias Barreto.

 

No entanto, a maior surpresa será reservada para o final do concerto com a apresentação de Scheherazade, de Rimsky-Korsakov, baseada nos contos árabes da Mil e Uma Noites. Uma peça chave do repertório sinfônico, a obra utiliza a orquestra em sua plenitude e possui dificuldade grande para os solistas, sobretudo para o spalla (violino principal), a cargo do violinista Márcio Rodrigues.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais