ORSSE inicia temporada 2012 com Wagner Tiso

Wagner Tiso (Foto: divulgação ORSSE)

A Secretaria de Estado da Cultura, com patrocínio do Instituto Banese e do Banese Card, anuncia o início das atividades artísticas da Orquestra Sinfônica de Sergipe no ano de 2012. Após várias semanas de muita preparação, planejamento, debates e testes, a ORSSE voltará aos palcos com uma programação inovadora, trazendo grandes obras do repertório sinfônico e grandes artistas convidados, sob a direção do maestro Guilherme Mannis.

O ano de 2012 será lembrado por grandes momentos e por uma maior integração da produção da ORSSE com a sociedade sergipana, sempre no intuito de promover o intercâmbio musical: um encontro com interpretações virtuosas, que prometem aguçar os sentidos da platéia. Serão concertos para todos os gostos, com música brasileira, maestros convidados, artistas sergipanos, composições inéditas e justas homenagens às riquezas e personagens da terra.

A estreia da Temporada será no dia 07 de março, quarta-feira, às 20h30, no Teatro Tobias Barreto. No âmbito da série “Mangabeiras” a ORSSE, sob a regência do maestro Mannis, será acompanhada pelo pianista, cantor e compositor, Wagner Tiso. O concerto terá dupla homenagem: ao aniversário de Aracaju e ao Dia Nacional da Música Clássica.

Wagner Tiso vem de uma trajetória profissional de muito sucesso e grandes parcerias musicais. De volta aos palcos sergipanos, juntamente com a ORSSE, apresentará sucessos de sua autoria como as peças "Fantasia sobre Choros 10", "Olinda Guanabara", "Frevo", além de arranjos de obras de Tom Jobim, Milton Nascimento e Gilberto Gil.

Segundo o maestro Mannis, “Wagner é um músico superlativo. O que escreve e desenvolve, antes de ser rotulado como música clássica ou popular, só pode ser visto como uma grande música. Sergipe será brindado com um grande concerto, assim como outros tantos que teremos no decorrer desta temporada de 2012", frisou.

Além da apresentação que contará com a presença de Wagner Tiso, outros concertos marcarão a temporada deste ano. Entre elas estão a Ópera Tosca de Puccini em forma de concerto e o Oratório de Natal de Johann Sebastian Bach, que será realizado de forma inédita em Sergipe, com a presença dos Coros Sinfônico e Infantil, além de solistas expressivos do cenário nacional.

Sobre Wagner Tiso: Pianista, tecladista, compositor, arranjador, maestro e diretor musical, começou a estudar música por conta própria em Minas Gerais, onde tocava com Milton Nascimento. Mais tarde teve auxílio e instrução do maestro Paulo Moura. Concentrou-se em piano e teclados e integrou as primeiras bandas em Belo Horizonte.

Foi para o Rio de Janeiro em 1964 e lá atuou em diversos grupos (Sambacana, Quarteto de Edison Machado, Paulo Moura, Som Imaginário) e como acompanhante de artistas, como Marcos Valle, Maysa, Cauby Peixoto, Milton Nascimento. Participa de muitas gravações e faz participações especiais em discos e shows. Em 1978 lança o primeiro disco solo, "Wagner Tiso", pela EMI.

Nos anos seguintes gravou muitos outros discos e compôs trilhas sonoras para cinema, teatro e televisão, recebendo muitos prêmios nessa área. É bastante conhecido no exterior, principalmente na Europa, onde se apresenta com freqüência. Atua também na área da música erudita, e já compôs e orquestrou suítes sinfônicas.

Um de seus lançamentos mais recentes foi o álbum “Tocar a Poética do Som”. Trata-se de uma parceria com o guitarrista e violonista Victor Biglione. Gravado ao vivo em 2003, durante dois de seus shows realizados na Casa de Cultura da Universidade Estácio de Sá (RJ), o álbum apresenta ótimas releituras de grandes clássicos da MPB.
Entre suas composições mais conhecidas estão "Coração de Estudante" (com Milton Nascimento), "Bolero", "Mar Azul", "Nova Estrela", "Armina", "Matança de Porco", "Trem Mineiro" e "Baobab".

Serviço: Abertura da Temporada 2012 da ORSSE
Série “Mangabeiras I” Quarta-feira, dia 07 de março de 2012
Teatro Tobias Barreto, 20:30      Ingressos: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)

Fonte: Ascom Orquestra Sinfônica de Sergipe

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais