Patrícia Polayne leva ‘Vozes da Restinga’ para o Museu da Gente

Show acontece no Museu da Gente (Foto: Instituto Banese)

A programação do Agosto Mês das Culturas da Gente continua no Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda. E em comemoração ao mês dedicado à cultura popular, no dia 22 de agosto, às 19h, data em que é comemorado o Folclore, haverá o show musical ‘Vozes da Restinga: um tributo às catadoras de mangaba’, apresentado pela cantora e compositora Patrícia Polayne.

Realizado pelo Instituto Banese, o Agosto Mês das Culturas da Gente tem o objetivo de difundir e valorizar as expressões populares tradicionais e suas releituras e reinvenções, além de oportunizar ao público experimentar e ter contato com as culturas da gente sergipana.

O projeto ‘Vozes da Restinga’ foi concebido a partir de pesquisa etnomusical da arte educadora Mary Barreto, que descobriu um verdadeiro tesouro sonoro enquanto desenvolvia um trabalho de mapeamento socioambiental, nas cooperativas e comunidades extrativistas, cujas práticas, envolvem atividades de produção agrícola, artesanato, coleta de mariscos e frutos da restinga sergipana. As catadoras de mangaba são mulheres cantoras da restinga que têm no seu canto a presença do brincar, nas figuras do Reisado, das cantigas de roda, das danças, das rezas e dos folguedos, retratados nas canções que atravessam o tempo e servem como o alento da lida diária.Com o material recolhido, foram produzidos dois álbuns: Canto das Mangabeiras, (2011) e Quero Ver Rodar… Com as Griôs na Restinga Sergipana (2016); sendo este último; indicado ao XXVII Prêmio da Música Brasileira, na categoria grupo regional, daquele ano.

Com arranjos e direção musical de Dami Doria, o show contempla as canções de domínio público dos dois discos, num repertório de cocos, baiões, galopadas e xotes, sob uma atmosfera brincante e feminina, interpretada pelas vozes de Patricia Polayne, Mary e Marlene Barreto; além da participação de Maísa Nascimento, ao violino.
Por difundir e dar visibilidade aos saberes das comunidades tradicionais da região costeira sergipana, o show Vozes da Restinga contribui com um importante legado musical de registro e pesquisa para esta e as futuras gerações, que se interessam por valores alinhados ao sentimento de pertença e identidade cultural.

O show, que acontecerá no deck do Café da Gente, é gratuito e aberto ao público em geral. Ainda no dia 22, antes do show ‘Vozes da Restinga’, às 14h, ocorrerá mais ação educativa ‘Um dia de brincante’, dessa vez com o grupo Parafusos, que fará um bate papo com o público e em seguida seguirá em cortejo até o Largo da Gente Sergipana. Mais informações, entrar em contato com o Instituto Banese através do telefone (79) 3218-1551.

Fonte: Instituto Banese

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais