Pontos de Cultura do Alto Sertão promovem seminário

(Foto: Ascom Secult)

Um passo importante para o fortalecimento da cultura do alto sertão sergipano foi dado no último sábado, dia 10, com a realização do I Seminário de Cultura Popular X Cultura de Massa. O evento foi organizado pelo Ponto de Cultura ‘Rendando Arte com Fios da Cultura’, da Associação Cultural Raízes Nordestinas (Acrane), em parceria com os pontos ‘Bordando História – Criando Cultura’, da Associação dos Artesões de Poço Redondo e o ‘Na Trilha do Cangaço’, da Fundação Dom José Brandão de Castro.

O dia inteiro foi dedicado às discussões sobre a cultura popular e às ações de fortalecimento da rede de Pontos de Cultura da região para que possam promover de forma unificada a produção e o acesso à cultura. O coordenador de Articulação Institucional da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Alisson Couto, compareceu ao evento e elogiou a iniciativa.

“O evento foi muito produtivo. Nós pactuamos que iremos trabalhar para o fortalecimento da rede e pudemos perceber que os agentes culturais da região estão muito comprometidos com essa missão”, destacou Alisson. Ainda segundo ele, os Pontos de Cultura de Poço Redondo deram um grande exemplo aos demais Pontos que atuam no estado. “Eles deram uma lição de como a gestão participativa pode contribuir para o empoderamento social e protagonismo cultural da comunidade”, afirmou.

O Seminário contou com a participação de diversos artistas da região, artesãos, agentes culturais, representantes de movimentos sociais e grupos culturais. Além da palestra do representante da Secult, o evento contou com discussões sobre a cultura popular e apresentação dos projetos e planejamento dos Pontos de Cultura para 2012. Durante o evento ocorreram diversas intervenções artísticas que culminaram com um momento cultural especial que contou com a participação de grupos da região.

Pontos de Cultura

Os Pontos de Cultura fazem parte de uma ação prioritária do Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura (MinC), adotado pela Secretaria de Cultura de Sergipe, que articula várias ações deste programa, através de iniciativas desenvolvidas pela sociedade civil. A iniciativa firma convênios, por meio da seleção por editais públicos, onde os Pontos são responsáveis por articular e impulsionar as ações que já existem nas suas comunidades. Atualmente, o estado de Sergipe conta com 30 Pontos de Cultura, com pelo menos um representante em cada um dos oito territórios sergipanos.

Fonte: Ascom Secult

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais