Presépio ficará aberto durante o Natal

Presépio é assinado pelo artista pástico Ivo Gato (Foto: Silvio Rocha/PMA)
Em comemoração ao período natalino, o presépio de Aracaju, montado no Parque da Sementeira, ficará aberto ao público nos próximos dias 24 e 25, em horário normal, das 18h às 22h. “Muitas famílias costumam visitar o presépio no dia de Natal e essa é mais uma oportunidade para conhecer e se encantar com as imagens, cores e luzes do ambiente”, registra a presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos e coordenadora da decoração natalina na cidade, Lucimara Passos.

“Manteremos inclusive as encenações que acontecem em três horários, às 19h, 20h e 21h”, coloca Lucimara Passos. “No dia 23 também teremos uma atração que dará um brilho a mais ao presépio. O Instituto Canarinhos de Aracaju fará a apresentação de um coral com crianças a partir das 17h”, informa a coordenadora da decoração natalina.

Estrutura

Com 980 m², o presépio é assinado pelo artista plástico Ivo Gato, também responsável pela encenação do nascimento de Jesus e pela decoração natalina das ruas, avenidas e prédios históricos. São 30 figuras humanas e animais em tamanho real, feitas em fibra de vidro. De acordo com ele, o projeto começou a ser concebido em junho e é resultado de pesquisas minuciosas sobre o nascimento de Jesus, em Belém, na Judéia.

“Pesquisamos, inclusive, como era a arquitetura da cidade e que roupas as pessoas vestiam naquela época. A equipe que cuidou de tudo isso é formada por marceneiros, pintores, decoradores, eletricistas, artistas plásticos, figurinistas e costureiras. O trabalho realmente foi muito grande, mas estou extremamente satisfeito”, afirma Ivo Gato.

Nata de Luz

A decoração de Aracaju começou ganhar repercussão nacional a partir de 2006, quando a prefeitura iniciou o projeto Natal de Luz. Desde então passou-se a priorizar a iluminação de pontos turísticos, ruas, avenidas, praças e monumentos da cidade, a exemplo do Centro, da Ponte do Imperador, da Orla de Atalaia, do calçadão da 13 de Julho e do Parque da Sementeira, sem esquecer bairros mais afastados como Bugio e Santos Dumont. Os motivos religiosos começaram a ser a inspiração maior das figuras, adereços e enfeites natalinos.

Os investimentos na decoração de Natal somam R$ 960 mil e visam transformar Aracaju em um novo pólo turístico durante as festividades de final de ano. Só na Praça Fausto Cardoso, por exemplo, foram instalados mais de 60 enfeites luminosos. A decoração, lançada no último dia 8 de dezembro, fica até o Dia de Reis, comemorado em 6 de janeiro.

Fonte: PMA

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais