Primavera dos Museus é aberta em Laranjeiras

0

Museus de Laranjeiras em destaque (Foto: Divulgação Secult)

Uma programação rica em cultura, com exposições, teatro e visita monitorada. É assim que foi pensada a programação sergipana de um macro projeto nacional realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram): a ‘Primavera dos Museus’. Com a temática ‘Mulheres, Museus e Memórias’, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) abriu nesta terça-feira, 20 prosseguindo até o dia 23 de setembro, uma homenagem a ilustres mulheres sergipanas, como Vesta Viana e Zezinha Guimarães.

De acordo com a coordenadora de Museus da Secult, Sayonara Viana, o acesso a todas as atividades será gratuito e sem inscrições prévias. “É importante lembrar que além do acesso gratuito, as exposições ficarão montadas durante 30 dias, por isso, para as escolas que desejarem realizar a visitação monitorada aos museus, basta fazer um agendamento”, explicou a coordenadora.

A abertura do projeto ‘Primavera dos Museus’ ocorreu no Museu Afro Brasileiro, em Laranjeiras, onde foi montada uma exposição denominada ‘A presença da mulher na Taieira’, com fotos do especialista em cultura popular Jr. Beira Mar. Além de suas obras, a exposição contará, também, com o texto da consagrada professora e escritora sergipana, Beatriz Góis Dantas.

Já no segundo dia de atividades, 21 de setembro, o público laranjeirense também será presenteado com outra exposição, só que no Museu de Arte Sacra. A museóloga Lívia Borges estará à frente da exposição: ‘Fragmentos de uma vida – objetos memoráveis de Zizinha Guimarães’. Negra, Zizinha foi um exemplo de determinação e empenho no campo educacional de sua cidade, Laranjeiras.

No dia 22, a artista Vesta Viana terá sua trajetória revelada na exposição ‘As Memórias de Vesta’, que ficará montada no Museu Histórico de Sergipe, em São Cristóvão, sob curadoria de Verônica Nunes. Na mostra, serão apresentados seus trabalhos em acrílica e suas poesias, cuja fonte de inspiração é sua terra: São Cristóvão. Além disso, fotografias e correspondências farão parte da exposição.

Espetáculo

Terminando em grande estilo, no dia 23 às 17h, a ‘Primavera dos Museus’ contará com a participação do grupo Caixa Cênica, com o espetáculo ‘Pela Janela’, que será exibido na Casa de Cultura João Ribeiro. Segundo a co-diretora Maicyra Leão, a peça trata-se de uma adaptação da obra de Tenessee Williams: ‘Fala comigo doce como a chuva’.

“É uma adaptação intimista de intensa relação com o público. A peça aborda a intimidade de um casal, desgastada pela falta de compreensão de ambas as fragilidades. O espetáculo tem esse nome, pois o público assistirá à peça através de uma janela e nós ficaremos dentro de um dos cômodos da Casa”, contou Maicyra.

‘Primavera dos Museus’

Em sua quinta edição, a ‘Primavera dos Museus’ engloba uma programação nacional com oficinas, teatro, exposições, debates, dança, mesas-redondas, visitas guiadas e exibições de filmes, que será realizada no período de 19 a 25 de setembro. Segundo o Ministério da Cultura (MinC) nas quatro edições anteriores, a ‘Primavera nos Museus’ ofereceu mais de três mil ações organizadas por museus e instituições culturais de todo o país.

Sempre realizada no início da primavera, a ‘Primavera dos Museus’ visa sensibilizar os museus e a comunidade para a discussão sobre assuntos atuais. Por isso, a cada ano é escolhido um tema para fomento de debates entre os participantes. Os temas das quatro edições anteriores foram ‘Meio Ambiente’, ‘Memória e Vida’; ‘Museus e o Diálogo Intercultural; Museus e Direitos Humanos’ e ‘Museus e Redes Sociais’.

Programação

20/09
Abertura da exposição: A presença da mulher na liderança das Taieiras
Local: Museu Afro Brasileiro de Sergipe (Laranjeiras)
Horário: 11h
Texto Beatriz Góis Dantas
Fotografias de Jr Beira Mar

Dia: 21/09
Local: Museu de Arte Sacra de Laranjeiras
Horário: 10h
Abertura da exposição: Fragmentos de uma vida – Objetos memoráveis de Zizinha Guimarães
Visita monitorada com Lívia Borges
Lançamento do cordel de Zezé de Boquim sobre Zizinha Guimarães

Dia: 22/09
Local: Museu Histórico de Sergipe
Abertura da Exposição: ‘As Memórias de Vesta’
Horário: 11h
Curadoria: Verônica Nunes
A exposição contará com obras da artista plástica Vesta Viana e objetos pessoais como cartas e livros que revelam a amizade entre a artista e Jorge Amado.

Dia 23/09
Local: Casa de Cultura João Ribeiro
Pela Janela: Grupo Caixa Cênica
Resumo: Livre adaptação da obra de Tennessee Williams ‘Fala comigo doce como a chuva’ – que tem como tema central a solidão. Horário: 17h

Com informações da Ascom Secult

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais