Procissão do Fogaréu acontece na quinta-feira Santa em São Cristóvão

Com tochas nas mão, os homens participantes sairão pelas ruas do Centro Histórico. (Foto: Ascom Prefeitura São Cristóvão)

A tradicional procissão do Fogaréu em São Cristóvão acontecerá nesta quinta-feira, 28, marcando o início do Tríduo Pascal. O rito contará com a participação de cerca de 250 homens percorrendo as principais ruas da cidade. Antes da procissão, haverá a missa de celebração na Igreja Nossa Senhora da Vitória e, em seguida, às 21h, os participantes percorrem as ruas do Centro Histórico.

A programação conta com a apresentação do espetáculo da Paixão de Cristo que será realizada ainda durante o percurso da procissão. Os fiéis param nas praças do Carmo e São Francisco para assistir as cenas da a entrada de Jesus em Jerusalém, a Última Ceia, a perseguição a Cristo e a condenação de Jesus.

Para manter a tradição, o evento é planejado e executado pelo grupo G12 composto por homens que encenam a crucificação de Cristo. “É um trabalho feito com muito esforço. Nós realizamos os ensaios duas vezes na semana, mesmo lidando com a necessidade de disponibilidade de todos. Fazemos um ensaio para a Procissão e contamos com pessoas inteiramente dedicadas a construir esse evento tão bonito”, explica Manoel Muniz, membro da organização do evento.

Tradição

A procissão acontece porque foi trazida pelos franciscanos portugueses em XVIII e pertence no calendário cultural do município. Em 1993, houve uma interrupção, pois o Frei Fernandes não compreendeu a simbologia por parte dos homens que estavam inseridos. Foi em 1978 que aconteceu a retomada com a mobilização popular que fazia tudo acontecer. Com a chegada da pandemia, entre os anos de 2019 e 2022, o evento foi suspenso pela organização sendo retomada em 2023.

*Com informações da Prefeitura de São Cristóvão

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais