Projeto Cine Mais UFS será lançado nesta quinta-feira

Lançamento será na próxima quinta-feira
Uma palestra sobre cineclubismo e a exibição de três curtas nordestinos marcam o lançamento oficial do ‘Projeto Cine Mais UFS’ na próxima quinta-feira, 4. O Cine Mais UFS é um projeto de extensão da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em parceria com o Programa Cine Mais Cultura, do Ministério da Cultura (Minc).

Com o apoio do Minc, através da cessão de equipamento de exibição e filmes da Programadora Brasil, o projeto se concretiza em um cineclube voltado para a educação audiovisual.

Toda quinta-feira, sempre às 17h, alunos, professores e qualquer pessoa da comunidade pode assistir a obras cinematográficas de destaque. Na sequência da exibição, abre-se para o debate, onde entram em discussão questões relativas tanto à linguagem cinematográfica quanto aos conteúdos abordados.

A ideia é ampliar o repertório de conhecimento cinematográfico dos alunos, em especial os de Comunicação Social, com ênfase para o Curso de Audiovisual, partindo do pressuposto de que não há como produzir bem obras audiovisuais sem conhecer a fundo sobre cinema. As exibições, que começaram no mês de agosto, ainda acontecem em uma sala de aula. Mas a previsão é de que agora em novembro o projeto já tenha a sua sala de projeção no Campus de São Cristóvão.

Coordenado pela professora do Departamento de Comunicação Social (DCOS) Ana Ângela Farias, o projeto tem mais de dez alunos diretamente envolvidos, todos bolsistas de extensão (entre remunerados e voluntários) do projeto Pibix. Além das projeções semanais, o projeto prevê a produção de vídeos sobre análise crítica da mídia, grupo de estudo sobre mercado e cinema, e programa de rádio sobre música e cinema.

Na próxima quinta, no lançamento oficial, Rodrigo Bouillet, Coordenador de Rede do Programa Cine Mais Cultura, fará a palestra sobre Cineclubismo, mostrando a função social dessa prática, em especial para a disseminação do cinema brasileiro. Também participará do evento a coordenadora do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, Grazielle Ferreira, que vai falar sobre o Circuito Cinema Livre, que reúne os cines sergipanos em uma grande rede cineclubista.

Em seguida, serão exibidos três curtas nordestinos premiados nos últimos anos: Vida Maria [Marcio Ramos], Recife Frio [Kléber Mendonça] e Chegança [Marcelo Roque]. Para mais informações: 8807-1540 e http://cinemaisufs.wordpress.com ou http://twitter.com/cinemaisufs.

Programação mensal
*Primeira quinta-feira do mês: Cinema Brasileiro – ficção.
*Segunda quinta-feira do mês: Documentário.
*Terceira quinta-feira do mês: Cinema Brasileiro – ficção.
*Quarta quinta-feira do mês: Cinema Mundial.

Com informações da Ascom/UFS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais