Projeto Freguesia agrada público em Aracaju

0

(Fotos: Funcaju)
Ao completar oito anos de criação, o Projeto Freguesia alcança cada vez mais pessoas, ampliando a vitrine para cantores e músicos sergipanos. A iniciativa foi criada em 2001 pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) com o objetivo de promover a cultura local e revitalizar a feira realizada há vários anos na praça Tobias Barreto, no bairro São José. Hoje o Freguesia está mais dinâmico e movimenta o público em quatro pontos da cidade, agradando comerciantes, famílias e turistas.

As atrações são convidadas pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju) para animar os fins de

semana em pontos movimentados da capital com apresentações dos mais diferentes estilos musicas.

Neste mês de abril serão 14 apresentações de forró, blues, mpb, pagode, rock e de música e instrumental. Cada banda ou cantor encanta o público por duas horas, em shows totalmente gratuitos para a comunidade, às sextas, a partir das 12h, na praça Olímpio Campos, e às 18h, no Mirante da 13 de Julho. Aos sábados, às 20h, é a vez do palco do Freguesia seguir para a orla de Atalaia. Já aos domingos, a parir das 20h, é a praça Tobias Barreto que recebe o projeto.

Uma equipe de 10 profissionais da Funcaju e contratados é responsável em convidar os artistas e montar o palco nos locais dos espetáculos. Segundo o coordenador do projeto, Caio Berbert, mais de 100 músicos e cantores estão cadastrados no Freguesia. “A procura é muito grande, pois além de remunerar bem, o evento abre portas para esses artistas e divulga o trabalho deles, Muitas vezes o público procura a organização querendo saber mais sobre eles e até mesmo comprar discos ou contratá-los”, relata Berbert.

Parceria

Além de valorizar a cena musical de Aracaju, o Projeto Freguesia foi criado para atrair cada vez mais frequentadores para as feiras de comidas típicas e artesanato da capital, gerando renda para os comerciantes desses tipos de produto. A ação acontece em parceria com a Fundação Municipal de Trabaho e Renda (Fundat), que realiza cursos para esses feirantes e fornece as bancas padronizadas. No início, a Fundat era a única responsável pelo projeto, mas a partir de outubro de 2007 a Funcaju assumiu a programação musical.

AAN

Comentários