Projeto patrocinado pela Petrobras incentiva a tradição da renda irlandesa em Sergipe

Renda irlandesa

A Petrobras, através da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe (Fafen-SE), e a Associação para o Desenvolvimento da Renda Irlandesa de Divina Pastora (Asderen), lançam nesta quinta-feira, 10, o projeto Renda Irlandesa. O lançamento acontece às 16h na Associação de Desenvolvimento da Renda Irlandesa de Divina Pastora, localizada na Praça Getúlio Vargas, 125 – Centro de Divina Pastora.

O projeto irá fortalecer, desenvolver e multiplicar o artesanato com o objetivo de gerar renda e oportunidade de emprego, beneficiando 60 pessoas, sendo 30 artesãos e a outra metade aprendizes de corte, costura e renda irlandesa. São quatro etapas: adequação do espaço físico; aquisição de equipamentos; capacitação dos usuários; e produção de peças de moda feminina e artesanal com renda irlandesa, viabilizando novas formas de negócio e canais de distribuição.

Em parceria com a Sociedade Semear, serão oferecidos cursos de capacitação que abrangem as seguintes disciplinas: Estado e sociedade; Arte, Cultura e comunicação; Meio ambiente; Operador de máquina de costura industrial em tecido plano; Programação risco e corte; Modelagem industrial feminina; Modelagem industrial em malha; Mecânico de manutenção em máquinas de costura industrial e doméstica; Design em moda e artesanato; Embalagem; Gestão empreendedora em moda; Vitrine.

Divina Pastora

O município de Divina Pastora é destaque no estado de Sergipe pela renda irlandesa, uma arte que perdura com as características originais. Em 2008, o modo de fazer a renda na comunidade recebeu do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) o título de Patrimônio Histórico In Natura e foi incluído no Livro de Registro dos Saberes. A renda irlandesa foi introduzida no estado através da colonização europeia e apropriada por mulheres de baixa renda, que recriaram a técnica, o uso e o sentido do saber-fazer.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais