Samba de Aboio acontece no Povoado Aguada no fim de semana

A festa acontecerá no sábado de Aleluia e no domingo de Páscoa(foto: Ascom)

Há 131 anos, o tradicional Samba de Aboio acontece no Povoado Aguada, sempre aos sábados e domingos da semana santa.  A participação popular é atraída pelo som do tambor, o ronco da onça, a chocalhada dos ganzás e os cânticos que contam a história do povo negro. E este ano não será diferente, a festa acontecerá no sábado de aleluia e no domingo de Páscoa.

De acordo com a tradição, os sambadores homenageiam a Santa Barbara e a princesa Isabel, responsáveis por libertarem os negros, em 1988. Inicialmente, a festa acontece no sábado pela manhã, com a “matança”, termo usado pelos populares para definir o momento em que os devotos da Santa Barbara sacrificam bois e carneiros, para pagarem as promessas.

Já no domingo, os animais sacrificados passam a ser as galinhas, por seguirem então a tradição folclórica, e acontece, também, o banho de sangue na pedra adorada.  Nos dois dias, o samba se divide entre a tarde e à noite, sendo que no domingo não tem hora para acabar.

Na hora do samba, os dançantes se reúnem em um terreiro e realizam o bate-coxa, que significa o encontro das coxas de dois sambadores, sendo que as duas desabam no chão. O momento de dança acontece em terra fofa, para que ninguém se machuque, e assim a diversão continue.

A roda de samba era comandada pelo Mestre José Francisco de Assis, personagem com uma voz marcante e acentuada. Hoje, aos 90 anos, Francisco não consegue mais conduzir o samba, e quem faz o papel é o seu sobrinho, Genilson Mota, que se alegra em poder representar este ícone familiar.

“É gratificante ter a oportunidade de representar meu tio em uma tradição realizada há anos por pessoas que hoje representam a cultura afro”, salientou.

A programação é aberta para pessoas de todo país, e conta com a participação de jovens, adultos e crianças.

Com informações de TDantas comunicação 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais