Residência do II Festival Sergipano de Teatro

Oficinas e residências fazem parte da programação do Festival de Teatro (Foto: Fabiana Costa/Secult) 

Entre os dias 23 e 29 de fevereiro estarão abertas as inscrições para a residência artística em Bertolt Brecht que acontecerá dentro da programação do II Festival Sergipano de Teatro. A residência será conduzida pelo especialista Eduardo Montagnari, de São Paulo, e ocorrerá entre os dias 1º e 13 de março. A realização é da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em parceria com o Banese e Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet.

Poderão se inscrever os profissionais de artes cênicas do estado, além de estudantes e professores de teatro. A inscrição é gratuita e deverá ser feita pessoalmente pelo interessado no Teatro Lourival Baptista, localizado na Rua Laranjeiras, nº 2037, bairro Getúlio Vargas.

No ato da inscrição, o candidato a uma das 20 vagas da residência receberá um texto para que seja decorado e apresentado no dia da audição com Montagnari. Somente participarão da residência os candidatos que forem selecionados.

Segundo Virginia Lúcia Menezes, diretora do IACEMA, os participantes que estiverem aptos a participar do curso, terão uma oportunidade única de dialogar com um dos maiores nomes das artes cênicas do país com especialidade no teatro épico de Bertolt Brecht. “Serão abordados preceitos teóricos e preparação física para realizar um experimento com base na poética de Brecht”, completa. 

A experiência resultará em uma encenação que será apresentada dentro da programação do II Festival Sergipano de Teatro e que tem como tema provisório: ‘Variedades Brechtianas: um experimento cênico sobre o tema da Ajuda e da Violência’.

Os encontros com Eduardo Montagnari ocorrerão no Teatro Lourival Baptista no período de 1° a 13 e março e terão duração de três horas. Para mais informações basta ligar para o telefone (79) 3179-7550.

Currículo
Eduardo Montagnari possui graduação em Ciências Sociais (1970) e doutorado em Sociologia (1995) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.  Realizou estágio de pós-doutoramento na Faculdade de Educação da UNICAMP (2001). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Fundamentos da Sociologia, Sociologia da Cultura, Extensão Universitária, Teatro e Educação. Sua produção de conhecimento está referenciada com o tema do teatro, especificamente ao teatro épico de Bertolt Brecht. Além de sua atuação na área acadêmica e do Teatro, Montagnari também atua como músico e compositor.

Fonte: Ascom Secult

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais