RioMar Aracaju traz apresentações em homenagem ao Dia do Folclore

Samba de coco (Foto Márcio Garcez/ Ascom São Cristóvão)

Celebrado nesta quarta-feira, 22, o Dia do Folclore é uma das principais datas comemorativas da cultura do Brasil. É tempo de festejar as tradições e a identidade da nossa gente, especialmente no que diz respeito aos costumes, crenças, conhecimentos populares, danças, canções e lendas, adquiridos ao longo da história.

Para comemorar a data, o RioMar Shopping homenageia o folclore sergipano, um dos mais ricos da cultura nordestina, com apresentações de folguedos pelo mall. As exibições acontecem de 22 a 24 de agosto e contam com a parceria da Prefeitura de São Cristóvão.

Nesta quarta-feira, 22, apresenta-se o grupo Caceteira do Mestre Rindu. Já na quinta-feira, 23, será a vez da Chegança, e na sexta-feira, 24, a animação ficará por conta do Samba de Coco. Todas as apresentações acontecerão a partir das 18 horas e a concentração dos grupos será em frente à loja Leader.

Além disso, o público tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as manifestações populares de Sergipe, visitando o Cantinho do Folclore, próximo à agência da Caixa. Durante esta semana, os visitantes podem apreciar cartazes e entregar-se a uma boa leitura sobre o tema. E para a criançada, tem ainda desenhos com figuras do nosso folclore para colorir. O local abriga ainda o famoso espelho interativo do Museu da Gente Sergipana, que reproduz roupas típicas de personagens folclóricos sergipanos numa divertida brincadeira que proporciona muito conhecimento. Vale a pena a visita!

Sobre os grupos folclóricos

Caceteira do Mestre Rindu – Manifestação artística composta por dezenas de brincantes, que percorrem tradicionalmente todos os anos as ruas dos municípios de São Cristóvão anunciando a chegada do mês do São João com muita batucada. O grupo leva esse nome por conta do idealizador e coordenador, Mestre Rindu.

Chegança – Grupo folclórico que une dança e teatro, numa apresentação que aborda a luta dos cristãos pelo batismo dos Mouros, personagens da Chegança. Além dos Mouros, a Chegança traz também os personagens do padre e do rei. Os espetáculos geralmente acontecem ao som de pandeiros e apitos, com vestimentas de tonalidades azul e branco.

Samba de Coco – A apresentação de dança une cânticos de influências indígenas e africanas, numa marcação de ritmo forte, através de palmas e sapateados. Formado por homens e mulheres, o grupo simula o antigo ritual da quebra do coco nos quilombos, com pisadas fortes, cantando e girando sem parar, ao som de cuícas, pandeiros, zabumbas e sanfonas.

Dia do Folclore no RioMar

O quê? Apresentação dos grupos folclóricos sergipanos Caceteira do Mestre Rindu, Chegança e Samba de Coco.
Quando? Dias 22, 23 e 24 de agosto, às 18 horas.
Onde? Mall do RioMar Shopping – Avenida Delmiro Gouveia, 400. Aracaju | SE.
Quanto? Gratuito.
Mais informações? (79) 3234.6300| riomarshopping.com.br

Fonte: Shopping Riomar

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais